Nome da Atividade
EXPRESSÃO VOCAL I
CÓDIGO
05001019
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Desenvolvimento de experiências técnico-vocais, que envolvam respiração, apoio, relaxamento muscular e exercícios progressivos de vocalização (projeção e ressonância).

Objectives

Objetivo Geral:

- oferecer uma prática de experimentação vocal que envolva consciência dos processos corporais envolvidos: como respiração, apoios, ressonância e projeção;
- identificar padrões corporais que limitam o fluxo livre da voz, buscando desfazer bloqueios;
- ampliar as possibilidades de expressão vocal, criando estrutura física para a voz e associando a diferentes energias corporais;
- explorar a voz com diferentes enfoques: exploração sonora e jogos vocais, sempre aliados ao movimento corporal.

Conteúdo Programático

- elementos básicos de anatomia do sistema fonador;
- aquecimento vocal e emissão vocal;
- apoio e sustentação;
- experimentação vocal: produção sonora não-verbal, improvisação vocal, voz falada e voz cantada;
- estruturas físicas e energias corporais para a ação vocal;
- ressonadores: vibração, voz-vibração e voz, identificação e criação de diferentes vozes;
- cantos individuais e grupais: memória, emoção, presença e contato;
- jogos e relações envolvendo voz e movimento.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • GAYOTTO, Lucia Helena. Voz: partitura da ação. 3ª ed. São Paulo: Plexus, 2002.
  • GROTOWSKI, J. & FLASZEN, L. O Teatro Laboratório de Jerzy Grotowski: 1959-1969. São Paulo: Perspectiva/Sesc, 2010.
  • STEIN, Moira. Corpo e palavra: organicidade e ritualização da fala em práticas formativas do ator contemporâneo. Florianópolis: UDESC, 2006. Disponível em: http://tede.udesc.br/handle/tede/1212. Acesso em: 06 out. 2020.

Bibliografia Complementar:

  • CHIOCHETTA, Letícia. A criação da cena teatral à luz de Alfred Wolfsohn e Roy Hart. São Paulo: USP, 2013. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-28012014-115432/en.php . Acesso em: 06 out. 2020.
  • LOPES, Sarah. Diz isso cantando! a vocalidade poética e o modelo brasileiro. Campinas: UNICAMP, 1997. Disponível em: https://ria.ufrn.br/jspui/handle/1/30 . Acesso em: 06 out. 2020.
  • PEREIRA, Eugenio Tadeu. Práticas lúdicas na formação vocal em teatro. São Paulo: USP, 2012. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27155/tde-30082012-152236/publico/Eugenio.pdf . Acesso em: 06 out. 2020.
  • STEIN, Moira. Corpo e palavra: organicidade e ritualização da fala em práticas formativas do ator contemporâneo. Florianópolis: UDESC, 2006. Disponível em: http://tede.udesc.br/handle/tede/1212 . Acesso em: 06 out. 2020.
  • VARGENS, Meran. O exercício da expressão vocal para o alcance da verdade cênica: construção de uma proposta metodológica para a formação do ator ou A voz articulada pelo coração. Salvador: UFBA, 2005. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/27388/1/Tese%20Meran%20Vargens.pdf . Acesso em 06 out. 2020.

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