Nome da Atividade
TEATRO, EDUCAÇÃO, ÉTICA E MEIO AMBIENTE
CÓDIGO
05001035
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Elementos básicos para a compreensão da função social do teatro, de sua relação com a ética, com o meio ambiente e com os processos de formação humana e de cidadania. Os direitos humanos e o respeito à diferença.

Objectives

Objetivo Geral:

1. Desenvolver a compreensão da função social da arte teatral;
3. Refletir a ética no trabalho do(a) professor(a) ator/atriz;
4. Compreender o teatro, a ética e o meio ambiente dentro dos programas de educação formais e informais de ensino e aprendizagem.
5. Desenvolver conexões entre trabalho, arte, estética e qualidade de vida.

Conteúdo Programático

1. Sociedade e arte teatral: contextos e discursos;
2. Ética, arte e sociedade;
3. O artista e a cidadania;
4. A ética do(a) artista professor(a) nos processos de ensino-aprendizagem;
5. A sociedade de consumo, o individualismo, o meio ambiente e a arte teatral;
6. Direitos humanos, meio ambiente e cidadania: diálogos com o(a) artista.

A disciplina cumpre com as exigências legais da Política Nacional de Educação Ambiental, conforme dispositivos que regem a Lei nº 9.795/1999 e o Decreto nº 4.281/2002. E também cumpre a Resolução nº 1, de 30 de maio de 2012, que Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação Ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004.
  • LOUREIRO, Carlos Frederico B. Trajetória e Fundamentos da Educação Ambiental. São Paulo: Cortez, 2004.
  • MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita. Rio de Janeiro: Bertrand, 2003.

Bibliografia Complementar:

  • ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. 2. [Livro eletrônico]. Rio de Janeiro: Forense 2017.
  • FISCHER, Ernst. A necessidade da arte. 6ª edição. Rio de Janeiro: Zahar, 1977.
  • HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 3ª edição. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.
  • REZENDE, Pauline Apolinário Czarneski; SIMÕES, Juliana Duarte; SILVA, Josineide Ribeiro da. Educação Estético-Ambiental: ações transformadoras na prática docente por meio da linguagem teatral. In: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, vol. 4, nov/2018.Disponível em: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/969/539. Acesso em: 07 out. 2020.
  • SILVA, Tomaz Tadeu (org.) Alienígenas na sala de aula. Uma introdução aos estudos culturais em educação. Rio de Janeiro: Vozes, 1995.

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