Nome da Atividade
FUNDAMENTOS DA LINGUAGEM TEATRAL
CÓDIGO
05001079
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A especificidade do fenômeno teatral: a tríade fundamental do teatro. As relações do teatro com outros campos da arte. A abordagem triangular no ensino das artes. Teatro e educação ambiental.

Objectives

Objetivo Geral:

- Compreender as linguagens teatrais com aportes das artes, da filosofia e da psicologia e suas implicações na educação;
- Distinguir os gêneros e elementos essenciais do teatro;
- Identificar os elementos da linguagem teatral a partir da tríade fundamental: ator, texto e público;
- Compreender a experiência estética e ampliar as práticas de estudo inter e transdisciplinar com a cultura contemporânea e as artes (artes visuais, dança, música, literatura, cinema).

Conteúdo Programático

1.FUNDAMENTOS
1.1 O que é teatro? Quais são as suas especificidades
1.2 A tríade fundamental: texto-ator-público x ator-público-intenção estética
1.3 Os gêneros teatrais
1.4 Elementos essenciais: ator, encenação, voz, gesto, cenário, figurino, maquiagem, iluminação, sonoplastia, música e recepção teatral
1.5 O palco, a rua e o corpo: cenários contemporâneos.
2. ARTES
2.1. Interpretação estética: cultura, arte e teatro
2.2. Não é arte, quem disse?
2.3 Os caminhos da fruição estética: o artista, a obra, o público
2.4 Teatro e transdisciplinaridade: fotografia, vídeo e cinema; artes visuais, escultura e arquitetura; literatura, dança e música; psicologia da arte e criatividade.
4. LINGUAGEM TEATRAL E EDUCAÇÃO
4.1. As teorias na prática: a abordagem triangular e a cultura contemporânea
4.2. Teatro em ambientes educativos: arte-educação, pedagogias da arte, arteterapia, teatro em organizações públicas e privadas
4.3. Tendências atuais do teatro e linguagens virtuais
4.4 Teatro e educação ambiental. O corpo, o espaço e as possibilidades de ressignificação do meio

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ASLAN, Odette. O ator no século XX: evolução da técnica, problema da ética. São Paulo: Perspectiva, 2007, 2010.
  • BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos (Org.). Arte/educação contemporânea: consonâncias internacionais. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2010, 2013, 2014.
  • ROUBINE, Jean-Jacques. A linguagem da encenação teatral, 1880-1980. 2 ed. Rio de Janeiro: J. Zahar Editor, 1998.

Bibliografia Complementar:

  • COURTNEY, Richard. Jogo, teatro & pensamento: as bases intelectuais do teatro na educação. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2006.
  • GRÜN, Mauro. Ética e educação ambiental: a conexão necessária. 5. ed. Campinas: Papirus, 2002.
  • JAPIASSU, Ricardo Ottoni Vaz. Metodologia do ensino de teatro. 9.ed. Campinas: Papirus, 2010, 2014.
  • RYNGAERT, Jean-Pierre. Introdução à análise do teatro. São Paulo: Martins Fontes, 1995, 1996.
  • UBERSFELD, Anne. Para ler o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2005, 2013.

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