Nome da Atividade
PEDAGOGIA DA DANÇA l
CÓDIGO
05001082
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Introdução à Licenciatura e à Docência em Arte/Dança. Introdução à Arte-educação. Introdução ao Planejamento Docente em Dança. Dança, Escola e Sociedade: visita a espaços formais e não-formais de ensino. Desenvolvimento de reflexões que articulem os conteúdos específicos à dimensão pedagógica para a formação de professores da Educação Básica.
Objectives
Objetivo Geral:
Apresentar e promover discussões iniciais sobre a condição de docência em Dança, articulando-as com questões referentes ao Ensino de Arte e à Arte-Educação no âmbito da licenciatura. Iniciar a reflexão sobre planejamento docente em dança. Realizar visita em espaços formais e não-formais de ensino.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- DUARTE JÚNIOR, João-Francisco. Por que arte-educação?. Campinas: Papirus, 1983. 85 p.
- MARTINS, Mirian Celeste Ferreira Dias. Didática no ensino da arte: a língua do mundo, poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FDT, 1998. 197 p.
- MARQUES, Isabel A. Ensino de dança hoje: textos e contextos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2007. 126 p
- MARQUES, Isabel A.; BRAZIL, Fábio. Arte em questões. São Paulo: Digitexto, 2012. 174 p
- STRAZZACAPPA, Marcia; MORANDI, Carla. Entre a arte e a docência: a formação do artista da dança . 4. ed. Campinas: Papirus, 2014. 125 p
Bibliografia Complementar:
- BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos (Org.). Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2002. 184 p
- BARRETO, Débora. Dança...: ensino, sentidos e possibilidades na escola. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2008. 161 p.
- JESUS, Thiago Silva de Amorim. Desafios para o ensino formal de dança na escola. In: MEIRA, Mirela Ribeiro; SILVA, Úrsula Rosa da; CASTELL, Cleusa Peralta (org.) Transprofessoralidades: sobre metodologias no ensino das artes. Pelotas: Ed. Universitária UFPel, 2013.