Nome da Atividade
ARTE E GÊNERO
CÓDIGO
05001158
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Arte e gênero em perspectiva interdisciplinar: revisitando contribuições teóricas e metodológicas. Disparidades e Tensões: produção cultural e relações de gênero. Mulheres artistas e feminismos: trajetórias e narrativas. Rupturas e invenções: iconologias transgressoras na arte contemporânea. Gênero e cultura visual: diálogos poéticos e educativos.

Objectives

Objetivo Geral:

Objetivos gerais:
- Conhecer os conceitos básicos do feminismo e da história dos movimentos feministas do Séc. XIX aos dias atuais;
- Conceituar e relacionar gênero, sexualidade, diferenças sexistas; feminino X mulher;
- Aprofundar o conhecimento a respeito de teóricas do feminismo, artistas, produção das mulheres na arte em geral.

Objetivos específicos:
- Desenvolver a relação entre Arte e gênero em perspectiva interdisciplinar;
- Conhecer algumas das diversas Mulheres artistas e feminismos: trajetórias e narrativas, no Brasil e América Latina.
- Aprofundar contribuições teóricas e metodológicas de artistas e pensadoras, nacionais e internacionais representantes e representações na trajetória feminina na arte ocidental. Modos de ver e contar-se. Imaginário, reinvenção de si e resistência.
- Refletir sobre as Disparidades e Tensões: produção cultural e relações de gênero, as assimetrias Históricas: exclusão e silêncio. Desigualdades de formação, recepção e produção.
- Estudar alguns exemplos de Rupturas e transgressões na arte contemporânea;
- Analisar as questões do corpo como campo ideológico: discurso e performance. Gênero e cultura visual. Corpo e educação. Percepções, atravessamentos e experimentações.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • HOLANDA, Heloísa Buarque de. Explosão Feminista: arte, cultura, política e universidade. São Paulo: Companhia das Letras, 2018, IN: https://www.skoob.com.br/livro/pdf/explosaofeminista/livro:816235/edicao:820546
  • MAYAYO, Patricia. Historias de mujeres, historias del art. Madrid: Cátedra, 2003, IN: https://www.academia.edu/32807707/Historias_de_mujeres_historias_del_arte
  • SIMIONI, Ana Paula C. Profissão artista: pintoras e escultoras acadêmicas brasileiras entre 1884 e 1922. Tese USP, 2004, IN: https://repositorio.usp.br/item/001390253

Bibliografia Complementar:

  • DAVIS, Angela. Mulher, Raça e Classe. Paltaforma Gueto, 2013. IN: file:///C:/Users/ssd/Downloads/Mulheres,%20ra%C3%A7a%20e%20classe%20- %20Angela%20Davis.pdf
  • BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016.
  • LUGONES, Maria. Rumo a um Feminismo Descolonial, IN: Estudos Feministas, Florianópolis, 22(3): 320, set-dez/2014, IN: https://www.scielo.br/pdf/ref/v22n3/13.pdf
  • MATOS, Maria Izilda. O Corpo Feminino em Debate. UNESP, IN: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/up000031.pdf
  • SENNA, Nádia. Donas da Beleza: a imagem feminina na cultura ocidental pelas artistas plásticas do século XX. Tese de Doutoramento, Universidade de São Paulo, 2007.

Page generated on 2024-11-22 19:14:12 (query took 0.072112s)