Nome da Atividade
BIOGRAFIAS MUSICAIS
CÓDIGO
05001171
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudo crítico de biografias de compositores/as, músicos/musicistas, cantores/as, regentes e arranjadores/as, atentando para as narrativas construídas em torno de suas vidas e obras. Análise da construção de discursos biográficos.

Objectives

Objetivo Geral:

Gerais
Discutir sobre a vida e obra de personagens (músicos/musicistas, cantores/as, compositores/as, arranjadores/as, regentes etc.) da música ocidental e não ocidental.

Específicos
Observar a relação entre aspectos musicais e aspectos biográficos. Discutir sobre narrativas escritas acerca de personagens da música. Debater a diferença entre trajetória e biografia.
Ouvir a obra dos/as artistas debatidos em sala de aula
Debater sobre discursos biográficos através de textos literários, jornalísticos

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BOURDIEU, Pierre. 2006. A ilusão biográfica. In: AMADO, Janaína e FERREIRA, Marieta de Moraes (orgs). Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Editora FGV. Págs. 183-191. BOURDIEU, Pierre. 1989. O Poder Simbólico. Rio de Janeiro: Difel. CASTRO, Ruy. 2005. Carmen: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras. CAYMMI, Stela. 2014. Dorival Caymmi: o mar e o tempo. São Paulo: Editora 34. CESAR, Rafael do Nascimento. 2012. Compondo Chiquinha: para uma análise antibiográfica. Primeiros Estudos (3): 44-63. CESAR, Rafael do Nascimento. 2013. Alas a luas brancas: gênero, performance e música em Chiquinha Gonzaga. Primeiros Estudos (4): 24-33. CESAR, Rafael do Nascimento. 2015b. O amante adotado: Chiquinha e Joãozinho, composição além da música. Cadernos Pagu, (45): 341-365. DINIZ, Edinha. 2009. Chiquinha Gonzaga: uma história de vida. Rio de Janeiro: Zahar/IMS. DREYFUS, Dominique. 2012. Vida do viajante: a saga de Luiz Gonzaga. São Paulo: Editora 34. ELIAS, Norbert. Mozart: sociologia de um gênio. Rio de Janeiro: Zahar. FOUCAULT, Michel. 1996. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France. São Paulo: Edições Loyola. GIBBS, Christopher (org). 2017. Schubert: um compêndio. São Paulo: EdUSP. LOUZEIRO, José. 2010. Elza Soares: cantando para não enlouquecer. São Paulo: Editora Planeta. JUNIOR, Gonçalo. 2014. Quem samba tem alegria: a vida e otempo do compositor Assis Valente. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. GRYNBERG, Halina. 2014. Paulo Moura: um solo brasileiro. Rio de Janeiro: Casa da Palavra. MARIA, Julio. 2015. Elis Regina: nada será como antes. São Paulo: Master Books. MELLO, Jorge. 2012. Gente humilde: vida e música de Garoto. São

Bibliografia Complementar:

  • BOURDIEU, Pierre. 1996a. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. São Paulo: Cia das Letras. BOURDIEU, Pierre. 1996b. Razões Práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus. BOURDIEU, Pierre. 1998. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva. BUTLER, Judith. 2015. Relatar a si mesmo: crítica da violência ética. DAS, Veena. 2020. Vida e palavras: a violência e sua descida ao ordinário. São Paulo: Editora UNIFESP. FOUCAULT, Michel. 2016. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. São Paulo: Martins Fontes. hooks, bell. 2019. Olhares negros: raça e representação. São Paulo: editora Elefante. KILOMBA, Grada. 2019. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó. MONTAGNER, Miguel. 2007. Trajetórias e biografias: notas para uma análise bourdieusiana. Sociologias 17(1): 240-264.

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