Nome da Atividade
FILOSOFIA, ARTE E EDUCAÇÃO
CÓDIGO
05001185
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA EAD
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Abordagem das relações entre filosofia, arte e educação. Análise de textos filosóficos, de artistas, de críticos, e de profissionais da educação. Debate sobre as relações do pensamento filosófico, processo criativo e educativo dentro de um contexto histórico-cultural, do século XVIII ao século XXI.
Objectives
Objetivo Geral:
-Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ALARCÃO, I. Escola Reflexiva, Nova Racionalidade. Porto Alegre: Artmed, 2001.
- ALARCÃO, I. Professores Reflexivos em uma Escola Reflexiva. São Paulo: Cortez, 2008.
- BRZEZINSKI, Iria. Fundamentos Sociológicos, Funções Sociais e Políticas da Escola Reflexiva e Emancipadora: algumas aproximações, IN: ALARCÃO, I. Escola Reflexiva, Nova Racionalidade. Porto Alegre: Artmed, 2001, p.65-82.
- COSTA, M.V. A Escola tem Futuro? Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
- ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família, 2 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006.
- ARROIO, M. G. O Significado da Infância, disponível em: http://www.webartigos.com/articles/15425/1/o-significado-da-infancia/pagina1.html, acesso em 15/03/2008.
- CALVINO, Ítalo. Seis Propostas para o Próximo Milênio: lições americanas. São Paulo: Cia. das Letras, 1990.