Nome da Atividade
DESIGN E ARTE NO IMAGINÁRIO DA CULTURA POP
CÓDIGO
05001207
Carga Horária
51 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA EXERCÍCIOS
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Reflexão acerca das relações entre arte e design presentes em produtos midiáticos da cultura pop contemporânea como jogos, animações, quadrinhos, séries e cinema a partir do viés da cultura e do imaginário.
Objectives
Objetivo Geral:
-Conteúdo Programático
1. Sobre Imaginário
1.1 Imaginário nas Artes e Design
1.2 Imaginário na Cultura Pop
1.3 Imaginário e Fandoms
2. Design e arte no imaginário da cultura pop
2.1 Os meios contemporâneos
2.2 Design, arte e quadrinhos
2.3 Design, arte e series televisivas
2.4 Design, arte e jogos
2.5 Design, arte e música
1.1 Imaginário nas Artes e Design
1.2 Imaginário na Cultura Pop
1.3 Imaginário e Fandoms
2. Design e arte no imaginário da cultura pop
2.1 Os meios contemporâneos
2.2 Design, arte e quadrinhos
2.3 Design, arte e series televisivas
2.4 Design, arte e jogos
2.5 Design, arte e música
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- FLUSSER, Vilem. O Mundo da Cdificado. São Paulo: Ubu Editora, 2017.
- JOHNSON, Steven. Everything bad is good for you. New York: Penguin Group, 2004.
- JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2009.
- MAFFESOLI, Michel. O tempo das tribos – o declínio do individualismo nas sociedades de massa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014
- SALEN, Katie, ZIMMERMAN, Eric. Regras do Jogo. São Paulo: Edgard Blucher, 2012.
- SILVA, Juremir Machado. As tecnologias do imaginário. Porto Alegre: Sulina, 2012.