Nome da Atividade
ANÁLISE DA MÚSICA POPULAR GRAVADA
CÓDIGO
05001284
Carga Horária
51 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
01
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
03
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
02
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

A proposta deste curso é de apresentar uma introdução aos estudos do som, contemplando tanto a reflexão teórica sobre as diferentes fontes sonoras e tecnologias de reprodução quanto aos seus aspectos técnicos e culturais, bem como desenvolver atividades práticas
de manipulação, conservação e digitalização e análise de alguns fonogramas pertencentes ao acervo da discoteca L C Vinholes.

Objectives

Objetivo Geral:

-

Conteúdo Programático

- Diferentes perspectivas dos estudos sobre o som.
- Som ruído e silêncio a física e a metafísica do som.
- Origens técnicas e culturais da reprodução sonora.
- As transformações das práticas da escuta musical na sociedade moderna.
- Relações entre a indústria cultural e a música.
- Análise da música popular gravada; questões e métodos
- Questões relativas à criação, ordenação e recuperação da música gravada

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • [BENJAMIN, Walter]. [Horkheimer, Max]. [Adorno, Theodor W.]. [Habermas, Jurgen]: Textos escolhidos. São Paulo: Abril Cultural, 1975. 333 p. (Coleção Os pensadores; 48)
  • BESSA, Virgínia de Almeida. A escuta singular de Pixinguinha: história e música popular no Brasil dos anos 1920 e 1930. São Paulo: Alameda, 2010.
  • WISNIK, José Miguel; ZISKIND, Hélio. O som e o sentido: uma outra história da música. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

Bibliografia Complementar:

  • ARAGÃO, Pedro (2017). Gravações mecânicas no Brasil e em Portugal (1900-1927): entre indústria fonográfica, soundscapes e arquivos etnográficos. Per Musi. Belo Horizonte: UFMG. p.1-17.
  • SCHAFER, R. Murray, 1933- . O ouvido pensante. São Paulo: UNESP, 1991. 399p.
  • SEVERIANO, Jairo. Uma história da música popular brasileira: das origens à modernidade. 3. ed. São Paulo: Ed. 34, 2013.
  • STERNE, Jonathan. O passado audível: origens culturais da reprodução sonora. In: Música Popular em Revista, V.7, Campinas, 2020. Acessado em: 17/02/2021
  • TONI, Flávia Camargo (Org.). A Música popular brasileira na vitrola de Mário de Andrade. 2.ed. rev. São Paulo: SESC São Paulo: Ed. SENAC São Paulo, 2009

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