Nome da Atividade
EDUCAÇÃO MUSICAL E INCLUSÃO
CÓDIGO
05001316
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A disciplina estrutura-se na abordagem dos conhecimentos produzidos no campo da
Educação Inclusiva e da Educação Musical. Introdução aos princípios da Educação
Inclusiva e da Educação Musical. Discute também o ensino de música e aspectos
voltados para processos de ensino e aprendizagem, sem fins terapêuticos.
Educação Inclusiva e da Educação Musical. Introdução aos princípios da Educação
Inclusiva e da Educação Musical. Discute também o ensino de música e aspectos
voltados para processos de ensino e aprendizagem, sem fins terapêuticos.
Objectives
Objetivo Geral:
OBJETIVO GERALIntroduzir os acadêmicos aos princípios da Educação Inclusiva e da Educação Musical,
discutindo o ensino de música e aspectos voltados para processos de ensino e
aprendizagem, sem fins terapêuticos.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CARVALHO, Rosita Edler. Educação inclusiva: com os pingos nos "is" - 11. ed. / 2016. MADRUGA, Sidney. Pessoas com deficiência e direitos humanos: ótica da diferença e ações afirmativas - 3. ed. / 2019. VICTOR, Sonia Lopes, DRAGO, Rogério e CHICON, José Francisco (org.). A educação inclusiva de crianças, adolescentes, jovens e adultos : avanços e desafios/2010. EDUFES (E-book).
Bibliografia Complementar:
- LOPES, Maura Corcini; FABRIS, Elí Henn (Orgs.). Aprendizagem & inclusão: implicações curriculares. Santa Cruz do Sul, RS: EDUNISC, 2010. LOURO, Viviane. Fundamentos da Eprendizagem Musical da Pessoa com Deficiência. São Paulo: Editora Som, 2012. SOARES, Lisbeth. Música, Educação e Inclusão: reflexões e práticas para o fazer musical. Curitiba: Intersaberes, 2020. VALLE, Luiza Elena L. Ribeiro do (Org.). et al. Aprendizagem na atualidade: neuropsicologia e desenvolvimento na inclusão. Ribeirão Preto: Novo Conceito, 2010. 476 p. VALLE, Jan W.; CONNOR, D. J. Ressignificando a deficiência: da abordagem social às 146 práticas inclusivas na escola. Porto Alegre: AMGH, 2014, 240 p.