Nome da Atividade
TRANSITANDO ENTRE AS ARTES: COMPARAÇÕES, RELAÇÕES ATRAVESSAMENTOS E ESPECIFICIDADES
CÓDIGO
05001323
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
SEMIPRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA EXERCÍCIOS
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Semelhanças e diferenças entre as artes considerando-as como campos de saber historicamente e socialmente estabelecidos e como campos de atuação prática e profissional dentro da cultura e dos sistemas das artes no ocidente. Abordagens históricas e contemporâneas envolvendo os processos de criação, as especificidades, trânsitos, interstícios e atravessamentos entre as artes visuais e o teatro, tangenciando a música, a dança e outras modalidades, enfatizando os critérios de diferentes modos de pensar e de criar de artistas destas áreas. A disciplina terá encontros síncronos remotos.

Objectives

Objetivo Geral:

x

Conteúdo Programático

1- Para onde vamos? - Apresentação do problema e a busca pela
adequação dos critérios
2- Pontos de partida - Paradigmas e critérios históricos das artes
3- Os campos de luta - Noções sobre as especificidades e
definições dos campos das artes
4- Em plena batalha - A recusa da tradição e as “novas tradições” a
partir do modernismo
5- Gente como a gente - Antropofagias, singularidade e pluralidade
na contemporaneidade
6- Hierarquia e motim - Modos subordinados e insubordinados de
relação entre as artes
7- Insubordinação - Desespecificidade técnica e indisciplinaridade
8- Podemos começar de novo? - Operatividade e
transoperatividade
9- O banquete dos deuses canibais - Apresentação dos trabalhos
desenvolvidos na disciplina

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CARLSON, Marvin. Teorias do teatro: estudo histórico-crítico, dos gregos à atualidade. São Paulo: UNESP, 1997.
  • FÉRAL, Josette. Além dos limites: teoria e prática do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2015. FÉRAL, Josette. Por uma poética da performatividade: o teatro performativo. In Revista Sala Preta, no 8, 197- 210. São Paulo: USP, 2008. Disponível em: htttp://revistas.usp.br/salapreta/article/view/57370/60352 LICHTENSTEIN, Jacqueline (Org.). A pintura: o paralelo das artes. São Paulo: Ed. 34, 2005. MACHADO, João Carlos. Três paradigmas para a cenografia: instrumentos para a cena contemporânea. Revista Cena, Porto Alegre, nº 30, p. 61-72 jan./abr. 2020. SOURIAU, Étienne. A correspondência das artes: elementos de estética comparada. São Paulo: Cultrix/EDUSP, 1983. BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2011. BOURDIEU, Pierre. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. KRAUSS, Rosalind. A escultura no campo ampliado. In Revista Gávea, nº 1, Rio de Janeiro: PUC, 1984. Disponível em: https://monoskop.org/images/b/bc/Krauss_Rosalind_1979_2008_A_escultura_no_ campo_ampliado.pdf CHIPP, H. B. Teorias da arte moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1996. (gabo) GRAVER, David. The Aesthetics of Disturbance: Anti-Art in Avant Gard Drama. Ann Harbor: The University of Michigan Press, 1998. INNES, Cristopher. El teatro sagrado: El ritual y la vanguardia. México: Fondo de Cultura Econômica, 1992. KRAUSS, Rosalind E. Caminhos da escultura moderna. São Paulo: Martins Fontes, 1998. ANDRADE, Oswald de. Manifesto antropófago. Revista de Antropofagia, Ano I, No. I, maio de 1928. ANDRADE, Oswald de. Manifesto da poesia Pau-brasil. In: TELES, Gilberto Mendonça. Vanguarda européia e modernismo brasileiro: apresentação e crítica dos principais manifestos vanguardistas. Petropolis: Vozes, 1976. CANCLINI, Néstor García. Culturas Híbridas: Estratégias Para Entrar e Sair da Modernidade. São Paulo: Edusp, 2003 HEINICH, Nathalie. As reconfigurações do estatuto de artista na época moderna e contemporânea. In Revista Por

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