Nome da Atividade
DRAMATURGIA
CÓDIGO
05001330
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Panorama da dramaturgia ocidental. A estrutura do drama. Análise do texto dramático. A criação de produtos dramatúrgicos em diferentes formatos. A aplicação de exercícios dramatúrgicos em espaços formativos.

Objectives

Objetivo Geral:

- Discutir as transformações da dramaturgia ocidental, sobretudo nos séculos XIX e XX.
- Compreender o estudo detalhado de um texto dramático.
- Estudar a estrutura do drama.
- Criar produtos dramatúrgicos em diferentes formatos.
- Planejar exercícios dramatúrgicos em sala de aula.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • ARISTÓTELES. Poética. 2ª ed. São Paulo: Editora 34, 2017.
  • GUINSBURG, J.; COELHO NETTO, Teixeira; CARDOSO, Reni Chaves (orgs). Semiologia do teatro. São Paulo: Perspectiva, 2006.
  • REWALD, R. Dramaturgia: o texto e tudo mais ao redor. Sala Preta, [S. l.], v. 9, p. 281-291, 2009. DOI: 10.11606/issn.2238-3867.v9i0p281-291. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57412. Acesso em: 1 out. 2020.
  • RODARI, Gianni. Gramática da fantasia. São Paulo: Summus, 1982.
  • VIDOR, Heloise B. “A construção da narrativa cênica em sala de aula com base no jogo teatral — diferentes possibilidades”. In: OUVIROUVER, vol. 6, nº 1, 2010.p.111-122. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/ouvirouver/article/view/8224/5284. Acesso em: 1 out. 2020.

Bibliografia Complementar:

  • HARTMANN, Luciana. “Arte” e a “ciência” de contar histórias: como a noção de performance pode provocar diálogos entre a pesquisa e a prática. MORINGA - Artes do Espetáculo, v. 5, n. 2, 23 dez. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/moringa/article/view/22211. Acesso em: 1 out. 2020.
  • JUGUERO, Viviane. Teatro infantil e teatro para crianças. Disponível em: https://cbtij.org.br/bando-de-brincantesum-caminho-dialetico-teatro-para-criancas-capitulo-08/. Acesso em: 1 out. 2020.
  • LEHMANN, Hans-Thies. “Teatro pós-dramático doze anos depois”. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 3, n.3 (2013). Disponível em: https://seer.ufrgs.br/presenca/article/view/39703. Acesso em: 1 out. 2020.
  • ROSENFELD, Anatol. O teatro épico. São Paulo: Perspectiva, 1985.
  • UBERSFELD, Anne. Para ler o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2005.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
DRAMATURGIA Teatro (Licenciatura - Noturno)

Page generated on 2024-12-23 08:04:41 (query took 0.118547s)