Nome da Atividade
ESTÁGIO III
CÓDIGO
05001337
Carga Horária
150 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
10
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
10
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame

Ementa

Vivências de situações práticas de ensino de teatro em diferentes contextos, níveis e modalidades em instituições de educação básica. Elaboração de plano de ensino, planos de aula e relatório final. As atividades de extensão a serem desenvolvidas estão vinculadas ao programa Teatro em Extensão registrado sob o n° 308 no Cobalto.

Objectives

Objetivo Geral:

Desenvolver capacidade de reflexão crítica sobre o ensino de teatro em instituições de educação básica. Possibilitar conhecimentos e habilidades didático-pedagógicas necessárias para elaboração de planejamentos, formulação de objetivos e desenvolvimento das aulas. Discutir sobre os processos avaliativos e a utilização de recursos pedagógicos no ensino de teatro em diferentes contextos, modalidades e níveis da educação básica.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica – Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file Acesso em: 30 set. 2021.
  • COELHO, Teixeira. Dicionário crítico de política cultural: cultura e imaginário. São Paulo: Iluminuras, 2014.
  • DUARTE JÚNIOR, João-Francisco. A montanha e o videogame: escritos sobre educação. Campinas: Papirus, 2010.
  • FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
  • SILVA, Tomaz Tadeu da. O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

Bibliografia Complementar:

  • BOAL, Augusto. Jogos para atores e não atores. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.
  • CABRAL, Beatriz. Drama como método de ensino. São Paulo: HUCITEC, 2012.
  • JAPIASSU, Ricardo Ottoni Vaz. Metodologia do ensino de teatro. Campinas: Papirus, 2010.
  • KOUDELA. Ingrid Dormien. Brecht: um jogo de aprendizagem: 2ª ed. São Paulo: Perspectiva, 2010.
  • SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. São Paulo: Perspectiva, 2010.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ESTÁGIO III Teatro (Licenciatura - Noturno)

Page generated on 2024-12-23 04:58:54 (query took 0.117828s)