Nome da Atividade
FUNDAMENTOS DO ÁUDIO, DA ACÚSTICA MUSICAL E DO EXPERIMENTALISMO SONORO
CÓDIGO
05001538
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

1. A natureza imaterial dos sons e seus desdobramentos em diferentes culturas musicais; 2. Conceitos básicos de áudio digital; 3. Introdução à síntese sonora.

Objectives

Objetivo Geral:

Apresentar conceitos fundamentais dos campos da acústica musical e do áudio (analógico e digital), bem como suas aplicações criativas. Discutir e apresentar diferentes concepções acerca da produção sonora e musical em contextos culturais distintos, com destaque especial nas musicalidades afrodiaspóricas e dos povos originários brasileiros.
A disciplina tem parte de sua carga horária realizada a distância, na qual serão utilizados ambientes virtuais de aprendizagem e tecnologias de informação e comunicação em atividades síncronas e assíncronas.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • FIGUEIRÓ, Cristiano Severo (Org.) Desobediência sonora: selos de música experimental e suas tecnologias de sustentabilidade. Salvador: EDUFBA, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/29726 Acesso em 29 de ago. 2023.
  • CAMPESATO, Lílian. Discursos e ideologias do ‘experimentalismo’ na música do pós-guerra. Revista Poiésis, n 25. Nitéroi: UFF, 2015. Disponível em: https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/22891 Acesso em 29 de ago. 2023.
  • NEIVA, Tânia Mello. Mulheres brasileiras na música experimental: uma perspectiva feminista. Tese (Doutorado em Música). João Pessoa: UFPB, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16900 Acesso em 29 de ago. 2023.

Bibliografia Complementar:

  • ALVES, Luciano, 1956. Fazendo música no computador. Rio de Janeiro: Campus, 2002.
  • Bonafé, Valéria (Org.). Dossiê "Músicas feitas por mulheres para ressoar em todos os corpos". Revista Vórtex, 3(2), 2015. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/vortex/issue/view/72 Acesso em 29 de ago de 2023.
  • CARVALHO, Lopes Adriana; FACINA, Adriana. Cidade do funk: expressões da diáspora negra nas favelas cariocas. Revista do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, n.6, 2012, p.193-206. Disponível em: http://wpro.rio.rj.gov.br/revistaagcrj/wp-content/uploads/2016/11/e06_a19.pdf Acesso em 29 de ago. 2023.
  • HENRIQUE, Luís L. Acústica musical. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002.
  • OBICI, Giuliano Lamberti. Gambiarra e experimentalismo sonoro. Tese (Doutorado em Música). São Paulo: USP, 2014. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-30102014-153449/publico/GiulianoLambertiObiciVC.pdf Acesso em 29 de ago. 2023.

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2024 / 1 25 19 Música - Composição (Bacharelado)
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
JAMES CORREA SOARES
Professor responsável pela turma

Page generated on 2024-05-25 23:40:40 (query took 0.095676s)