Nome da Atividade
				INSTRUMENTO COMPLEMENTAR - CANTO III
				CÓDIGO
				05001547
				Carga Horária
				30 horas
				Tipo de Atividade
				DISCIPLINA
				Periodicidade
				Semestral
				Modalidade
				PRESENCIAL
				Unidade responsável
				
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
			Ementa
Aprimoramento dos recursos técnicos básicos através de exercícios específicos com o intuito de consolidar a base do estudo vocal.
					Objetivos
Objetivo Geral:
Consolidar os fundamentos básicos da técnica vocal. Desenvolver mecanismos para a aplicação e consolidação da técnica desenvolvida; reconhecimento dos tipos de ressonância e sua aplicação.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- DAVID, Julia; LATOUR, Stephen. Vocal Technique: A Guide for Conductors, Teachers, and Singers. USA: Long Grove: Waveland Press, 2012.
- RUBIM, Mirna. Voz, corpo, equilíbrio. São Paulo: Thieme, 2019.
- SOBREIRA, Silvia Garcia. Desafinação vocal. Rio de Janeiro: Musimed, 2003.
Bibliografia Complementar:
- MARSOLA, Mônica; BAÊ, Tutti. Canto uma expressão: princípios básicos de técnica vocal. São Paulo: Irmãos Vitale, 2001.
- PACHECO, Cláudia; BAÊ, Tutti. Canto: equilíbrio entre corpo e som: princípios da fisiologia vocal. São Paulo: Irmãos Vitale, 2007.
- PINHO, Sílvia M. Rebelo; KORN, Gustavo Polacow Korn; PONTES, Paulo. Músculos intrínsecos da laringe e dinâmica vocal. 2.ed. Rio de Janeiro: Revinter, 2014.
- HANNUCH, Sheila M. A nasalidade no português brasileiro cantado: Um estudo sobre a articulação e representação fonética das vogais nasais no canto em diferentes contextos musicais. 2012. 103 f. Dissertação (Mestrado em Música). Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulistas “Júlio de Mesquita Filho”. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/93755 Acesso em 29 de ago. 2023.
- NASCIMENTO. Carlos E. do. O canto crossover: um estudo sobre a versatilidade vocal e algumas diferenças básicas entre o canto erudito e popular. 2016. 89 f. Dissertação (Mestrado em Música). Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/148749 Acesso em 29 de ago. 2023.
Disciplinas Equivalentes
| Disciplina | Curso | 
|---|---|
| CANTO COMPLEMENTAR III | Música - Composição (Bacharelado) |