Nome da Atividade
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM DANÇA NO ENSINO MÉDIO
CÓDIGO
05001646
Carga Horária
120 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
8
CRÉDITOS
8
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame

Ementa

Inserção em espaços educativos no ensino médio. Planejamento, observação, prática e registro das ações pedagógicas em dança para adolescentes do ensino médio. Elementos teóricos e práticos da docência em dança no ensino médio. Processos de ensinar, aprender e avaliar em dança. Sistematização, análise e socialização da ação docente. Práticas extensionistas vinculadas ao Programa de Extensão Dança-Comunidade (código 395).

Objectives

Objetivo Geral:

Vivenciar práticas de ensino e docência de dança para adolescentes dos anos finais do Ensino Médio; Aprofundar processos de avaliação em dança de acordo com o contexto de estágio; Propor composições coreográficas que abordem o contexto dos/as alunos/as envolvidos a questões sociais. Relacionar as dimensões de pesquisa, artística e pedagógica, conforme o quadro Dimensões Formativas Transversais descrito no ítem 3.4.1 do Projeto Pedagógico de Curso.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • MARQUES, Isabel A.; BRAZIL, Fábio. Arte em questões. São Paulo: Cortez, 2014.
  • MARQUES, Isabel A. Ensino de dança hoje: textos e contextos. São Paulo: Cortez, 2008.
  • SOUZA, Marco Aurelio da Cruz; XAVIER, Jussara Janning (org.). Tudo isto é dança. Salvador: ANDA, 2021. 374 p. ISBN 9786587431147. Disponível em: https://pergamum.ufpel.edu.br/pergamumweb/vinculos/0000d4/0000d4ee.pdf
  • STRAZZACAPPA, Marcia; MORANDI, Carla. Entre a arte e a docência: a formação do artista da dança . 4. ed. Campinas: Papirus, 2014.

Bibliografia Complementar:

  • BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC /SEF, 1998.
  • BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999.
  • FERREIRA, Sueli (Org.). O ensino das artes: construindo caminhos. 7. ed. Campinas: Papirus, 2009.
  • MARQUES, Isabel. Dançando na escola. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
  • MÖDINGER, Carlos Roberto et al. Artes visuais, dança, música e teatro: práticas pedagógicas e colaborações docentes. Erechim: Edelbra, 2012.
  • RIO GRANDE DO SUL. Secretaria da Educação. Referencial Curricular. Lições do Rio Grande: linguagens códigos e suas tecnologias, artes e educação física. Vol II. 2009. Disponível em:

Page generated on 2024-11-22 20:36:49 (query took 0.072519s)