Nome da Atividade
LABORATÓRIO DE DANÇA: ARTE DA PERFORMANCE I
CÓDIGO
05001662
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Contextualização histórica da arte de performance. Estudo de conceitos e procedimentos da arte de performance. Análise crítica e re-performance de trabalhos de artistas de referência da performance. Noções de autoria em performance. Arquivo na arte de performance. Artes hifenizadas/diálogos entre linguagens (contaminações). Estudo teórico-prático de processos de criação em performance. Procedimentos da arte de performance. Performatividade. Estudos da performance. Criação e execução de performance. Desenvolvimento de reflexões que articulem os conteúdos específicos à dimensão pedagógica para a formação de professores da Educação Básica.
Objectives
Objetivo Geral:
Realizar estudos teórico-práticos acerca da história, conceitos e procedimentos em arte da performance. Relacionar as dimensões de pesquisa, artística e pedagógica, conforme o quadro Dimensões Formativas Transversais descrito no ítem 3.4.1 do Projeto Pedagógico de Curso.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- GOLDBERG, RoseLee. A arte da performance: do futurismo ao presente. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
- GLUSBERG, Jorge. A arte da performance. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2011.
- COHEN, Renato. Performance como linguagem: criação de um tempo espaço de experimentação. São Paulo: Perspectiva, 2007.
Bibliografia Complementar:
- ALBACAN, Aristita Ioana. O Flashmob como Performance e o Ressurgimento de Comunidades Criativas. Revista Brasileira de Estudos da Presença, v. 4, p. 8-27, 2014. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/44019
- FABIÃO, Eleonora. Performance e teatro: poéticas e políticas da cena contemporânea. Sala Preta, v. 8, p. 235-246, 2008. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v8i0p235-246
- FÉRAL, Josette. Teatro Performativo e Pedagogia - Entrevista com Josette Féral. Sala Preta, v. 9, p. 255-267, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v9i0p255-267
- ICLE, Gilberto. Formação e processos de criação: Pesquisa, pedagogia e práticas performativas. Editora Max Limonad, 2021. Disponível em: https://www.kobo.com/br/pt/ebook/formacao-e-processos-de-criacao