Nome da Atividade
LABORATÓRIO DE DANÇA: DANÇAS TRADICIONAIS BRASILEIRAS II
CÓDIGO
05001671
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Aprofundamento de estudos teórico-práticos em Danças Tradicionais Brasileiras. Ensino e Composição em Danças Tradicionais Brasileiras. Diferença e Igualdade Religiosa no universo das Danças Brasileiras. Continuidade e ampliação de reflexões que articulem os conteúdos específicos à dimensão pedagógica para a formação de professores da Educação Básica.

Objectives

Objetivo Geral:

Aprofundar estudos em Danças Tradicionais Brasileiras: Teoria e Prática. Ampliar possibilidades de ensino e criação em Danças Tradicionais Brasileiras na contemporaneidade. Refletir sobre Diferença e Igualdade Religiosa no universo das Danças Brasileiras. Relacionar as dimensões de pesquisa, artística e pedagógica, conforme o quadro Dimensões Formativas Transversais descrito no item 3.4.1 do Projeto Pedagógico de Curso.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CASCUDO, Luís Câmara. Dicionário do folclore brasileiro. São Paulo: Global, 2012. 756 p.
  • JESUS, Thiago Silva de Amorim; SOUZA, Marco Aurelio da Cruz; MACARA, Ana (org.). Saberes-fazeres em danças populares. Salvador: ANDA, 2019. 491 p. (Coleção Quais danças estão por vir? Trânsitos, poéticas e políticas do corpo; 8). ISBN 978-65-87431-06-2. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/7140.
  • TATIT, Ana; LOUREIRO, Maristela. Festas e danças brasileiras. São Paulo: Melhoramentos, 2016.

Bibliografia Complementar:

  • BRASIL. Ministério das Relações Exteriores; ZETOLA, Bruno Miranda; SEIXAS, Andrea Milhomem (org.). Revista textos do Brasil n. 15: festas populares. [Brasília]: Ministério das Relações Exteriores, 2009. 163 p.
  • CUNHA, Milton. Carnaval é cultura: poética e técnica no fazer escola de samba. São Paulo: Ed. SENAC São Paulo, 2015.
  • JESUS, Thiago Silva de Amorim. Corpo, Ritual, Pelotas e o Carnaval: uma análise dos desfiles de rua entre 2008 e 2013. Tese de Doutorado em Ciências da Linguagem. 2013. Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL. Disponível em: https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstream/ANIMA/3295/1/107734_Thiago.pdf
  • FELINTO, Renata (org). Culturas africanas e afro-brasileiras em sala de aula: saberes para os professores, fazeres para os alunos - religiosidade, musicalidade, identidade e artes visuais. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012. 112 p.
  • ROCHA, Beliza; MANZKE, Sabrina; JESUS, Thiago. Folguedos no Rio Grande do Sul: estudos iniciais sobre folclore de margem. Revista Visualidades. Disponível em: https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/view/47193
  • SOUZA, M. A. C. (org.). As Danças Populares no Brasil na Contemporaneidade. Rio de Janeiro, All Print, 2016

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