Nome da Atividade
ETNOMUSICOLOGIA LATINO-AMERICANA
CÓDIGO
05001710
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudo da constituição histórica e dos principais temas e tendências teórico-metodológicas na configuração dos estudos etnomusicológicos na América Latina, compondo um panorama da disciplina na região.

Objectives

Objetivo Geral:

Conhecer diferentes perspectivas analíticas, metodológicas e temáticas relacionadas à etnomusicologia na e sobre a América Latina, de modo a construir uma visão panorâmica desta área de estudos na região.
Refletir sobre a etnomusicologia como disciplina acadêmica e suas especificidades quando produzida na América Latina e/ou dedicada a temáticas latino-americanas.
Conhecer e apreciar diferentes gêneros musicais latino-americanos, em seus aspectos históricos, estéticos, sonoros, econômicos, étnicos, sociológicos, ideológicos, políticos, semânticos, ou seja: musicais.
Estudar trabalhos de pesquisa específicos com diferentes temáticas e abordagens relativas à etnomusicologia latino-americana.
Elaborar uma perspectiva abrangente sobre o histórico e o contexto atual dos estudos etnomusicológicos na América Latina.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BÉHAGUE, Gerard. A Problemática da pesquisa etnomusicológica latino americana. In: Anais do II Simpósio Latino Americano de Musicologia. Curitiba: Fundação Cultural de Curitiba,1999.
  • GONZÁLEZ, Juan Pablo. Los estudios de música popular y la renovación de la musicología en América Latina ¿La gallina o el huevo? In: Revista Transcultural de Música / Transcultural Music Review, v. 2. Barcelona, 2008.
  • QUINTERO RIVERA, Ángel G. Música. In: Latinoamericana – Enciclopedia contemporânea da América Latina e do Caribe. São Paulo, Rio de Janeiro: Boitempo, 2015. Disponível em: http://latinoamericana.wiki.br/verbetes/m/musica Acesso em 29 de ago. 2023.

Bibliografia Complementar:

  • CURBELO, José A. Archivo 8 Bajos: Archivo online de la música tradicional de acordeón y bandoneón del norte del Uruguay. In: Anais do III Encontro de Pesquisa em Música da UFPel, 2019, p. 32-37. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/epmu/files/2019/09/III-EPMU-2018-ANAIS-VF.pdf Acesso em 29 de ago. 2023.
  • DOMÍNGUEZ, María Eugenia. Sons, ritual e história indígena no oeste do Chaco. In: Ilha – Revista de Antropologia, Vol. 20, 2018, p. 45-66. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/issue/view/2706/showToc Acesso em 29 de ago. 2023.
  • MENDIVIL, Júlio; ROMERO, Raúl. R. Practicas musicales andinas a partir del siglo XXI. Anthropologica (PUCP). Volumen: 40, 2018, p. 5 - 10. Disponível em: http://revistas.pucp.edu.pe/index.php/anthropologica/article/view/20103/20110 Acesso em 29 de ago. 2023.
  • PALOMINO, Pablo A. M. Eso es tradicional? Contextos, geografías y trajectorias musicales en la construcción de una noción sobre lo 'tradicional'. El caso del trío Los Cholos en Lima Metropolitana. In: Anthropologica/Año XXXVI, no. 40, 2018. Disponível em: http://revistas.pucp.edu.pe/index.php/anthropologica/issue/view/1508 Acesso em 29 de ago. 2023.
  • TURINO, Thomas. Estrutura, contexto e estratégia na etnografia musical. In: Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 5, n. 11, p. 13-28, out. 1999. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-71831999000200013&lng=pt&tlng=pt. Acesso em 29 de ago. 2023.

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