Nome da Atividade
HISTÓRIA E LITERATURA DO CANTO I
CÓDIGO
05001711
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Aprendizado do repertório vocal com ênfase nos aspectos estilísticos e interpretativos, considerando o gênero musical, o período histórico e a nacionalidade do repertório abordado.
Objectives
Objetivo Geral:
Conhecer o repertório vocal nos seus diferentes aspectos técnicos, estilísticos e históricos.Reconhecer as características musicais, técnicas e interpretativas dos diversos repertórios de acordo com o período histórico e nacionalidade;
Observar o desenvolvimento da técnica vocal ao longo da história;
Aprender ferramentas de estudo que valorizem os aspectos estilísticos da interpretação musical, considerando a relação texto-música.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- GOSSETT, Philip et al. Os mestres da ópera italiana: Rossini, Donizetti, Bellini . Porto Alegre: L&PM, 1989.
- KIEFFER, Bruno. Música alemã: estudos sobre Bach, Mozart, Beethoven, Schubert, Schumann e Brahms. Porto Alegre: Movimento, 1985.
- MARIZ, Vasco. A canção brasileira de câmara. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 2002.
Bibliografia Complementar:
- ABBATE, Carolyn; PARKER, Roger. Uma história da ópera: os últimos quatrocentos anos. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
- COELHO, Lauro Machado. A ópera alemã. São Paulo: Perspectiva, 1999.
- COELHO, Lauro Machado. A ópera barroca italiana. São Paulo: Perspectiva, 2000.
- COELHO, Lauro Machado. A ópera na França. São Paulo: Perspectiva, 1999.
- GRIFFITHS, Paul. A música moderna: uma história concisa e ilustrada de Debussy a Boulez. Rio de Janeiro: Zahar, 1993.