Nome da Atividade
VIOLINO I
CÓDIGO
05001764
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Aprimoramento das habilidades e competências, com ênfase no desenvolvimento de técnicas interpretativas e psicomotoras, que instrumentalizam o aluno para expressar suas ideias musicais através do instrumento; Estímulo à leitura e ao conhecimento de repertório.

A integração violino-arco deve estar estabelecida com movimentos eficientes e que demonstrem controle das tensões musculares.

Escalas: As escalas maiores e menores em três oitavas devem ser executadas com fluência, os dedilhados devem estar memorizados e a metodologia de estudo com ritmos e arcadas devem estar assimilados.

Afinação: O aluno deverá ser capaz de identificar os problemas de afinação e corrigi-los com naturalidade e segurança.

Estudos: O aluno deverá estudar, no mínimo, cinco estudos adequados ao nível do repertório estipulado. O aluno deverá ser capaz de executar estes estudos nas aulas coletivas, caso solicitado.

Repertório: Um movimento de concerto; Dois movimentos de sonata

As obras deverão ser executadas, preferencialmente com piano, em aula coletiva e no exame. O aluno deverá demonstrar entendimento técnico e musical da obra, utilizando dedilhados e arcadas compatíveis com o estilo, e ser capaz de fazer uma avaliação objetiva dos elementos a serem aperfeiçoados no semestre seguinte.

Objectives

Objetivo Geral:

Promover a compreensão acerca dos aspectos da música; -Desenvolver técnicas instrumentais e interpretativas que possibilitem maior proficiência ao violino; abordar aspectos históricos, culturais, estéticos e estilísticos. Desenvolver estudos de caráter teórico-prático sobre instrumentistas, compositores, gêneros e tradições interpretativas; Estimular o pensamento crítico-reflexivo sobre o fazer artístico, suas funções socioculturais e suas relações com o mercado. -Desenvolver a técnica instrumental;

Estimular a leitura musical; - Ampliar o conhecimento de repertório; Estudo de bibliografias pertinentes às práticas interpretativas e aos processos de ensino/aprendizagem de instrumentos musicais.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • FISCHER, Simon. The violin lesson. Londres: Ed. Peters, 2013
  • FISCHER, Simon. Basics. London/Frankfurt/Leipzig/New York: Edition Peters
  • FLESCH, Carl. The art of violin playing: artistic realization and instruction: book two: artistic realization and instruction. 2.ed. New York: Carl Fischer, 2008.

Bibliografia Complementar:

  • FISCHER, Simon. Pratice. Londres: Ed. Peters, 2004.
  • FISCHER, Simon. Scales. Londres: Ed. Peters, 2012.
  • ROLLAND, Paul; MUTSCHLER, Marla. The teaching of action in string playing: developmental and remedial techniques: violin and viola. Chicago: University illinois, 2007.
  • STOWELL, Robin (Ed.). The Cambridge companion to the violin. Cambridge: Cambridge University Press, c1992
  • GERLE, Robert. The art of bowing practice: the expressive bow technique. Londres: Stainer & Bell, c1991

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
M1 2024 / 2 1 1 Música - Violino (Bacharelado)
ANDRE ROCHA DE SOUZA BORBA
Professor responsável pela turma

M2 2024 / 2 1 1 Música - Violino (Bacharelado)
ANDRE ROCHA DE SOUZA BORBA
Professor responsável pela turma

M3 2024 / 2 1 1 Música - Violino (Bacharelado)
ANDRE ROCHA DE SOUZA BORBA
Professor responsável pela turma

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
VIOLINO I Música - Violino (Bacharelado)

Page generated on 2024-11-22 19:40:59 (query took 0.146978s)