Nome da Atividade
VIOLINO VI
CÓDIGO
05001774
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Aprimoramento das habilidades e competências violinísticas, com ênfase no desenvolvimento de técnicas interpretativas e psicomotoras, que instrumentalizam o aluno para expressar suas ideias musicais através do instrumento; Estímulo à leitura e ao conhecimento de repertório. O aluno deverá demonstrar uma produção sonora variada, que seja adequada ao conteúdo expressivo do concerto a ser executado no sétimo semestre e das obras a serem executadas no Recital de Graduação.
Estudos técnicos (Escalas e Estudos): Concluir os estudos de Kreutzer, demonstrando estar apto a iniciar os estudos de Rode, Fiorillo e Dont Op.35. O aluno deverá ser capaz de executar os estudos nas aulas coletivas, caso solicitado.
Repertório: Um ou dois movimentos de concerto (preferencialmente um concerto romântico) Dois movimentos de sonata; Uma peça para violino e piano ou violino solo; Conclusão do estudo de uma obra de Bach Solo.
Estudos técnicos (Escalas e Estudos): Concluir os estudos de Kreutzer, demonstrando estar apto a iniciar os estudos de Rode, Fiorillo e Dont Op.35. O aluno deverá ser capaz de executar os estudos nas aulas coletivas, caso solicitado.
Repertório: Um ou dois movimentos de concerto (preferencialmente um concerto romântico) Dois movimentos de sonata; Uma peça para violino e piano ou violino solo; Conclusão do estudo de uma obra de Bach Solo.
Objectives
Objetivo Geral:
Promover a compreensão dos aspectos musicais, desenvolver técnicas instrumentais e interpretativas que possibilitem maior proficiência ao violino, de modo que o aluno possa se expressar musicalmente por meio do violino. Abordar aspectos históricos, culturais, estéticos e estilísticos. Desenvolver estudos de caráter teórico-prático sobre instrumentistas, compositores, gêneros e tradições interpretativas; Estimular o pensamento crítico-reflexivo sobre o fazer artístico, suas funções socioculturais e suas relações com o mercado; Desenvolver a técnica instrumental; Estimular a leitura musical; Ampliar o conhecimento de repertório; Desenvolver uma produção sonora variada, que seja adequada ao conteúdo expressivo do concerto a ser executado no sétimo semestre e das obras a serem executadas no Recital de Graduação; Conhecimento e cotejamento de bibliografias pertinentes às práticas interpretativas e aos processos de ensino/aprendizagem de instrumentos musicais.Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- FISCHER, Simon. Pratice. Londres: Ed. Peters, 2004.
- FISCHER, Simon. The violin lesson. Londres: Ed. Peters, 2013.
- ROLLAND, Paul; MUTSCHLER, Marla. The teaching of action in string playing: developmental and remedial techniques: violin and viola. Chicago: University illinois, 2007.
Bibliografia Complementar:
- FISCHER, Simon. Basics. Londres: Ed. Peters, 2012.
- FLESCH, Carl. The art of violin playing: artistic realization and instruction: book two: artistic realization and instruction. 2.ed. New York: Carl Fischer, 2008.
- RODE, Pierre. Twenty-four caprices in the Twenty-four major and Minor Keys for the violin. Estados Unidos: G. Schirmer, 1943.
- ROSTAL, Max (Ed.). Scale system: scale exercises in all major and minor keys for daily study: a supplement to book 1 of the art of violin playing. New York: Carl Fischer, 2001.
- STOWELL, Robin (Ed.). The Cambridge companion to the violin. Cambridge: Cambridge University Press, c1992.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
VIOLINO VI | Música - Violino (Bacharelado) |