Nome da Atividade
DIDÁTICA DO VIOLINO I
CÓDIGO
05001780
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Estudo, reflexão e discussão sobre a prática pedagógica violinística, no desenvolvimento de técnicas e metodologias que promovam o aprendizado no instrumento, de forma musical, criativa e humanizadora. Estudo sobre as diferentes abordagens pedagógicas no violino. Leitura e discussão sobre métodos de iniciação ao violino. Leitura e discussão sobre metodologias de ensino em grupo. Desenvolvimento de estratégias e planejamento na construção da técnica básica do violino.

Objectives

Objetivo Geral:

Promover a compreensão dos processos cognitivos que envolvem a iniciação ao violino. Promover o conhecimento de material didático e suas abordagens. Estimular uma abordagem musical do ensino no violino, desde a iniciação. Desenvolver estudos de caráter teórico-prático sobre violinistas-pedagogos, suas abordagens e contribuições; Estimular o desenvolvimento dos atributos que ajudem a vencer os desafios na prática da instrução violinística, tais como a paciência, criatividade, empatia e uma postura positiva e humana em relação ao aluno. Incentivar o ensino em grupo, proporcionando o conhecimento de suas metodologias e abordagens. Estimular o pensamento crítico-reflexivo sobre o ensino e aprendizado no instrumento, as funções socioculturais do instrutor de violino e suas relações com o mercado. - Promover o conhecimento de diferentes abordagens pedagógicas no violino; Desenvolver técnicas e metodologias envolvidas no ensino e aprendizagem do violino, em nível de iniciação; Ampliar o conhecimento de repertório didático e suas abordagens; Conhecimento e cotejamento de bibliografias pertinentes à pedagogia violinística e aos processos de ensino/aprendizagem no instrumento.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • FISCHER, Simon. Basics. Londres: Ed. Peters, 2012.
  • FISCHER, Simon. The violin lesson. Londres: Ed. Peters, 2013
  • ROLLAND, Paul. Young strings in action. Londres: Hal Leonard, c1985. WHISTLER, Harvey S. Introducing the positions for violin. Londres: Rubank, [2010]

Bibliografia Complementar:

  • FISCHER, Simon. Pratice. Londres: Ed. Peters, 2004.
  • GERLE, Robert. The art of bowing practice: the expressive bow technique. Londres: Stainer & Bell, c1991
  • ROLLAND, Paul; MUTSCHLER, Marla. The teaching of action in string playing: developmental and remedial techniques: violin and viola. Chicago: University illinois, 2007.
  • STOWELL, Robin (Ed.). The Cambridge companion to the violin. Cambridge: Cambridge University Press, c1992
  • SUZUKI, Shinichi. Educação é amor: um novo método de educação. Santa Maria: UFSM, 1983.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
DIDÁTICA DO INSTRUMENTO Música - Violino (Bacharelado)

Page generated on 2024-12-23 04:17:56 (query took 0.117737s)