Nome da Atividade
COMPOSIÇÃO V
CÓDIGO
05001837
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
A disciplina aborda o desenvolvimento de um projeto criativo e discussões coletivas sobre aspectos composicionais.
Objectives
Objetivo Geral:
Desenvolver a prática da composição musical e a compreensão de processos de decisão em composição musical.Realização de um trabalho composicional em que os processos de tomada de decisões quanto ao tratamento da forma, ao desenvolvimento de materiais, aos processos e operações musicais sejam identificados e problematizados.
Incentivar o trabalho colaborativo entre compositores e intérpretes, entre diferentes disciplinas e entre diferentes suportes de expressão sonora e musical
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BENNETT, Roy. Forma e estrutura na música. Rio de Janeiro: Zafar, 1986. 79 p.
- MAIA, Mário de Souza. Serialismo, tempo-espaço e aleatoriedade: a obra do compositor Luiz Carlos Lessa Vinholes. Porto Alegre: PUC-RS, 1999.
- NIERHAUS, Gerhard. Algorithmic composition: paradigms of automated music generation. New York: Springer, 2009. x, 287 p.
Bibliografia Complementar:
- FRISCH, Walter. Brahms and the principle of developing variation. Berkeley: University of California Press, 1990. xv, 217 p.
- LESTER, Joel. Analytic approaches to twentieth-century music. New York: W. W. Norton,1989. 303 p.
- OLIVEIRA, João Pedro Paiva de. Teoria analítica da música do Século XX. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1998. 358 p.
- STRAUS, Joseph Nathan. Introduction to post-tonal theory. 3. ed. New Jersey: Pearson, 2005. 273 p.
- ZAMACOIS, Joaquim. Curso de formas musicales. 4. ed. Barcelona: Labor, 1979. 275 p.
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
COMPOSIÇÃO V | Música - Composição (Bacharelado) |