Bibliografia Básica:
- BÉNICHOU, Anne. Esses documentos que são também obras. Tradução Flávio Gonçalves. Revista Valise, Porto Alegre, V.3, n.6, ano 3, dezembro de 2013.
- BRITES, Blanca e TESSLER, Elida. O meio como ponto zero: metodologia da pesquisa em artes plásticas. (Coleção Visualidades). Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2002.
- FERREIRA, Glória e COTRIM, Cecilia (org). Escritos de artistas: 60/70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. [Traduzido por Pedro Süssekind et al].
- SALLES, Cecilia Almeida. Gesto inacabado. Processo de criação artística. São Paulo: Annablume/Fapesp, 1998.
- ZAMBONI, Silvio. O paradigma em arte e ciência. In Pesquisa em Artes Plásticas. Porto Alegre: Ed. da Universidade/UFRS, 1993.
Bibliografia Complementar:
- GONÇALVES, Mônica Hoff. Entre um tijolo e um lance de dados: sobre o escrever e escrever teses, instituições e obras de arte. Revista Palíndromo: v.8, n.16, p.110-115, jul/dez 2016.
- FREIRE, Cristina. Poéticas do Processo. São Paulo: Iluminuras, 1999.
- PASSERON, R. Da estética à poética. Porto Arte, v. 15. Porto Alegre, 1998.
- REY, Sandra. Da prática à teoria: três instâncias metodológicas sobre a pesquisa em poéticas visuais. Porto Arte, Porto Alegre, v. 7, n. 13, p. 81-95, nov. 1996.
- ROLNIK, Suely. Pensamento, corpo e devir. Uma perspectiva ético/estético/política no trabalho acadêmico. Revista. Cadernos de Subjetividade, PUC, São Paulo v. 1, n. 2. 1993.
- SOUSA, Ruth. O pesquisador como estrategista: sete propostas estratégicas inspiradas no jogo de xadrez e aplicadas à metodologia da pesquisa em arte. Revista Valise, Porto Alegre, V.1, n.2, ano 1, dezembro de 2011.