Nome da Atividade
METODOLOGIA DA PESQUISA E PROCESSOS DE FORMAÇÃO EM ARTE E EDUCAÇÃO ESTÉTICA
CÓDIGO
05001868
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Estudos metodológicos voltados ao desenvolvimento de pesquisas sobre Educação em Arte e Formação Estética, articulando contextos de formação, mediações e experiências com arte em nível de doutorado.
Objectives
Objetivo Geral:
.Conteúdo Programático
1. Etapas da pesquisa.
2. Pesquisa em arte, pesquisa sobre arte e pesquisa em educação na relação com Artes
3. Apresentação dos projetos seguido de debate e análise metodológica
4. Métodos e Metodologias
5. Escrita da Pesquisa
2. Pesquisa em arte, pesquisa sobre arte e pesquisa em educação na relação com Artes
3. Apresentação dos projetos seguido de debate e análise metodológica
4. Métodos e Metodologias
5. Escrita da Pesquisa
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BRITES, Blanca e TESSLER, Elida. O meio como ponto zero: metodologia da pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2002. (Coleção Visualidades).
- DA COSTA, Luciano Bedin. Cartografia: uma outra forma de pesquisar. Revista digital do LAV. Santa Maria, UFSM. Vol. 7, n. 2 (maio./ago. 2014), p. 65-76.
- DIAS, Belidson e IRWIN, Rita L.. Pesquisa Educacional Baseada em Artes. Editora da UFSM, 2023.
- ZORDAN, PAOLA. Das maneiras de se escrever uma pesquisa. Revista Digital do LAV - Santa Maria - vol. 7, n.2, p. 117-130 - mai./ago.2014.
Bibliografia Complementar:
- FORTIN, Sylvie e GOSSELIN, Pierre. Considerações metodológicas para a pesquisa em arte no meio acadêmico. Art Research Journal. Vol. 1/1 | p. 1-17| Jan./Jun. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/5256
- GONÇALVES, Mônica Hoff. Entre um tijolo e um lance de dados: sobre o escrever e escrever teses, instituições e obras de arte. Revista Palíndromo: v.8, n.16, p.110-115, jul/dez 2016.
- RANCIERE, Jacques. O espectador emancipado. Lisboa: Orfeu Negro, 2010.
- REY, Sandra. Da prática à teoria: três instâncias metodológicas sobre a pesquisa em poéticas visuais. Porto Arte, Porto Alegre, v. 7, n. 13, p. 81-95, nov. 1996.
- ROLNIK, Suely. Pensamento, corpo e devir. Uma perspectiva ético/estético/política no trabalho acadêmico. Revista. Cadernos de Subjetividade, PUC, São Paulo v. 1, n. 2. 1993.
- ROLNIK, Suely. Pensamento, corpo e devir. Caderno de Subjetividades. v. 1 n. 2 (1993): Dossiê Linguagens , 2023.
- SALLES, Cecilia Almeida. Gesto inacabado. Processo de criação artística. São Paulo: Annablume/Fapesp, 1998.
- SOUSA, Ruth. O pesquisador como estrategista: sete propostas estratégicas inspiradas no jogo de xadrez e aplicadas à metodologia da pesquisa em arte. Revista Valise, Porto Alegre, V.1, n.2, ano 1, dezembro de 2011.
- SOUZA, Laura Barcellos Pujol de; BEDIN DA COSTA, Luciano. Jogo da amarelinha: o método-livro e os modos de dizer, sentir e olhar uma cidade. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 16, n. 4, p. 242–263, 2020. DOI: 10.5965/198431781642020242 . Disponível em: https://periodicos.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/17942. Acesso em: 23 fev. 2024.
- ZAMBONI, Silvio. O paradigma em arte e ciência. In. Pesquisa em Artes Plásticas. Porto Alegre: Ed. da Universidade/UFRGS, 1993.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 2024 / 2 | 14 | 5 |
Artes (Doutorado) Horários
|
CLAUDIA MARIZA MATTOS BRANDAO Professor responsável pela turma ELEONORA CAMPOS DA MOTTA SANTOS Professor Regente NADIA DA CRUZ SENNA Professor Regente |