Nome da Atividade
ESTUDOS DA IMAGEM: VISUALIDADE, ARTE E LEITURAS
CÓDIGO
05001872
Carga Horária
34 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
O seminário propõe levantar um repertório de conceitos que forneçam suporte para a
discussão sobre Arte e Imagem, buscando a reflexão sobre o alargamento de fronteiras
disciplinares junto ao conhecimento artístico. Será abordado os diferentes usos da
imagem e sua problemática nas Artes, bem como a reflexão sobre visualidade e
narrativas. Por meio de discussões bibliográficas e de exercícios práticos, o seminário
discute a investigação sobre a temática.
discussão sobre Arte e Imagem, buscando a reflexão sobre o alargamento de fronteiras
disciplinares junto ao conhecimento artístico. Será abordado os diferentes usos da
imagem e sua problemática nas Artes, bem como a reflexão sobre visualidade e
narrativas. Por meio de discussões bibliográficas e de exercícios práticos, o seminário
discute a investigação sobre a temática.
Objectives
Objetivo Geral:
.Conteúdo Programático
1. Imagem e representação - conceito, teoria e metodologia no campo das Artes
2. Iconologia, Cultura Visual e Semiótica como métodos de leitura
3. Metodologia para usos de imagens em trabalhos académicos
4. Estudos de caso - investigações acerca da imagem
5. Proposições de ensaios visuais
2. Iconologia, Cultura Visual e Semiótica como métodos de leitura
3. Metodologia para usos de imagens em trabalhos académicos
4. Estudos de caso - investigações acerca da imagem
5. Proposições de ensaios visuais
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ALLOA, Emanoel (org). Pensar a Imagem. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
- WARBURG, Aby; Waizbort, Leopoldo (org). Histórias de fantasma para gente grande. Escritos, esboços e conferências. SP: Companhia das Letras, 2015.
- MITCHELL, W. T. Imagem e Iconografia. Buenos Aires: Autêntica, 2015.
- RANCIERE, Jacques. O destino das Imagens. RJ: Contraponto, 2012.
Bibliografia Complementar:
- CLUVER, Claus. Intermidialidade. Pós Belo Horizonte. V. 1. N. 02. Pp. 8 – 23, 2011.
- STUART HALL. Identidade na Pós Modernidade. RJ: DP & A, 2006.
- RANCIERE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
- ANKERSMIT, Frank. A escrita da história: a natureza da representação Histórica. Londrina: Eduel, 2016
- GINZBURG, Carlo. Medo, reverência e terror. Quatro ensaios de iconografia política. SP: Companhia das Letras, 2014.
- GINZBURG, Carlo. Representação: a palavra a ideia e a coisa. In Olhos de Madeira: nove reflexões sobre a distância. SP: Companhia das Letras, 2011.
- GRUZINKI, Serge. A guerra das imagens: de Cristóvão Colombo a Blade Runner (1492-2019). Trad. Rosa F. d’Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 2024 / 2 | 25 | 23 |
Artes (Doutorado) Artes (Mestrado acadêmico) Horários
|
LARISSA PATRON CHAVES SPIEKER Professor responsável pela turma |