Nome da Atividade
FOTOGRAFIA E IMAGINÁRIO: POÉTICAS EM PESQUISA
CÓDIGO
05001873
Carga Horária
68 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4

Ementa

A importância da fotografia, suas práticas e produtos, para as sociedades contemporâneas. Fotografia e Imaginário: a mensagem fotográfica e seus atravessamentos antropológicos, inter-relações e representações na Arte. O discurso fotográfico nos cenários contemporâneos: leitura e interpretação de imagens. Expressão, poéticas e processos de significação: bases do pensamento fotográfico no âmbito do simbólico. Percepções poéticas do cotidiano. O ensaio fotográfico e a representatividade de crônicas visuais narrativas: estudo, planejamento e execução.

Objectives

Objetivo Geral:

.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • AUMONT, Jacques. A Imagem. Campinas, SP: Papirus, 1993. BACHELARD, Gaston. A Poética do Espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1993. _______. A Intuição do Instante. Campinas, SP: Verus Editora, 2007. BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura (Obras escolhidas; v.1). 7ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. BERGER, John. Modos de ver. Rio de Janeiro: Rocco, 1999. BRANDÃO, Cláudia Mariza Mattos. Entre photos, graphias, imaginários e memórias: a (re) invenção do ser professor. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, 2012. CAMARGO, Isaac Antônio. IMAGEM: representação versus significação IN: GAWRYSZEWSKI, Alberto (org.). IMAGEM EM DEBATE. Londrina: EDUEL, 2011, p. 205-218. CASSIRER, Ernst. Ensaio sobre o homem: introdução a uma filosofia da cultura humana. São Paulo: Martins Fontes, 2005. CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. DICIONÁRIO DOS SÍMBOLOS. 17ª ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 2002. COTTON, Charlotte. A FOTOGRAFIA COMO ARTE CONTEMPORÂNEA. São Paulo: Ed. WMF Martins Fontes, 2010. DANTO. Arthur C. A Transfiguração do Lugar-Comum. São Paulo: Cosac Naify, 2005. DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. 2ª ed. São Paulo: Ed. 34, 2010. DUBOIS, Philippe. O Ato Fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 1984. DURAND, Gilbert. O imaginário: ensaio acerca das ciências e da filosofia da imagem. Rio de Janeiro, DIFEL, 1998. _______. A imaginação simbólica. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2000. FABRIS, Annateresa. O DESAFIO DO OLHAR - Fotografia e Artes Visuais no período das Vanguardas Históricas. Volumes I e II. São Paulo: Ed. WMF Martins Fontes, 2013. FERRARA, Lucrécia D‘aléssio. Leitura sem palavras. São Paulo: Ática, 1986. FONTCUBERTA, Joan. El beso de Judas: fotografia y verdad. Barcelona, España: Editorial Gustavo Gili, 1997. MAFFESOLI, Michel. Elogio da Razão Sensível. 2ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998. RICOEUR, Paul. A Metáfor

Turmas Ofertadas

Turma Período Vagas Matriculados Curso / Horários Professores
1 2025 / 1 32 7 Artes (Doutorado)
Artes (Mestrado acadêmico)
Horários
ManhãTardeNoite
TER13:30 - 14:20
14:20 - 15:10
15:10 - 16:00
16:00 - 16:50
CLAUDIA MARIZA MATTOS BRANDAO
Professor Regente

Page generated on 2025-04-22 00:23:37 (query took 0.087538s)