Nome da Atividade
ANÁLISE DA MÚSICA POPULAR GRAVADA
CÓDIGO
05002104
Carga Horária
51 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
51
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
17
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
34

Ementa

A proposta deste curso é de apresentar uma introdução aos estudos do som, contemplando tanto a reflexão teórica sobre as diferentes fontes sonoras e tecnologias de reprodução quanto aos seus aspectos técnicos e culturais, bem como desenvolver atividades práticas
de manipulação, conservação e digitalização e análise de alguns fonogramas pertencentes ao acervo da discoteca L C Vinholes.

Objetivos

Objetivo Geral:

-

Conteúdo Programático

- Diferentes perspectivas dos estudos sobre o som.
- Som ruído e silêncio a física e a metafísica do som.
- Origens técnicas e culturais da reprodução sonora.
- As transformações das práticas da escuta musical na sociedade moderna.
- Relações entre a indústria cultural e a música.
- Análise da música popular gravada; questões e métodos
- Questões relativas à criação, ordenação e recuperação da música gravada

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • [BENJAMIN, Walter]. [Horkheimer, Max]. [Adorno, Theodor W.]. [Habermas, Jurgen]: Textos escolhidos. São Paulo: Abril Cultural, 1975. 333 p. (Coleção Os pensadores; 48)
  • BESSA, Virgínia de Almeida. A escuta singular de Pixinguinha: história e música popular no Brasil dos anos 1920 e 1930. São Paulo: Alameda, 2010.
  • WISNIK, José Miguel; ZISKIND, Hélio. O som e o sentido: uma outra história da música. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

Bibliografia Complementar:

  • ARAGÃO, Pedro (2017). Gravações mecânicas no Brasil e em Portugal (1900-1927): entre indústria fonográfica, soundscapes e arquivos etnográficos. Per Musi. Belo Horizonte: UFMG. p.1-17.
  • SCHAFER, R. Murray, 1933- . O ouvido pensante. São Paulo: UNESP, 1991. 399p.
  • SEVERIANO, Jairo. Uma história da música popular brasileira: das origens à modernidade. 3. ed. São Paulo: Ed. 34, 2013.
  • STERNE, Jonathan. O passado audível: origens culturais da reprodução sonora. In: Música Popular em Revista, V.7, Campinas, 2020. Acessado em: 17/02/2021
  • TONI, Flávia Camargo (Org.). A Música popular brasileira na vitrola de Mário de Andrade. 2.ed. rev. São Paulo: SESC São Paulo: Ed. SENAC São Paulo, 2009

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
ANÁLISE DA MÚSICA POPULAR GRAVADA Artes (Especialização)

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