Nome da Atividade
A LEITURA CRÍTICA: MODOS DE VER, MODOS DE LER, MODOS DE ESCREVER
CÓDIGO
05002132
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Disciplina visando à reflexão histórico-teórico-crítica, a partir do campo das Artes Visuais Contemporâneas, com ênfase na contemporaneidade brasileira. As práticas de leitura e de escritura, verbais e não-verbais, ao longo da história – a ação do lector/leitor/espectador frente à ação do escriba/escritor/autor. Estudo das principais correntes teóricas sobre a leitura na contemporaneidade. Estudo de leituras críticas e de ensaios reflexivos, de grandes intérpretes da realidade – ênfase nos intérpretes do Brasil e na produção das Artes Visuais e da Literatura. A expressão crítica como prática de leitura política do mundo. A arte da representação literária, a “interpretação do lugar”, e a produção de sentidos. A leitura frente à tecnologia na contemporaneidade.
Objectives
Objetivo Geral:
.Conteúdo Programático
As formas do olhar
I. A leitura e o olhar: processos e práticas; limites
II. Suportes de escrituras e protocolos de leituras (dos papiros à prensa de Gutenberg)
III. A história cultural moderna da leitura literária no ocidente (do fólio à tela do ipod)
Os sentidos das leituras
IV. A produção de sentidos nas Artes Visuais e sua aproximação com a Literatura: palavra & imagem. Leitura de obras
V. O leitor e uma “semiótica perceptiva”: “intertextualidade”; “intermidialidade”; “funções da pintura na narrativa”; o “pictural”; o “enquadramento”; a “ecfrase”. A expressão literária e as outras expressões artístico-culturais na construção da imagem.
VI. Leitura e produção de sentido na contemporaneidade: as mídias do texto literário (a “interface” como conceito expandido)
A literatura como arte visual
VII. O ensaio crítico-reflexivo como resultado de “práticas de leitura”;
VIII. As práticas de escritura e de leitura como a “intervenção e interpretação do lugar/país”, e como “invenção da realidade legível”
XIX. O “espectador” produtor de sentidos
I. A leitura e o olhar: processos e práticas; limites
II. Suportes de escrituras e protocolos de leituras (dos papiros à prensa de Gutenberg)
III. A história cultural moderna da leitura literária no ocidente (do fólio à tela do ipod)
Os sentidos das leituras
IV. A produção de sentidos nas Artes Visuais e sua aproximação com a Literatura: palavra & imagem. Leitura de obras
V. O leitor e uma “semiótica perceptiva”: “intertextualidade”; “intermidialidade”; “funções da pintura na narrativa”; o “pictural”; o “enquadramento”; a “ecfrase”. A expressão literária e as outras expressões artístico-culturais na construção da imagem.
VI. Leitura e produção de sentido na contemporaneidade: as mídias do texto literário (a “interface” como conceito expandido)
A literatura como arte visual
VII. O ensaio crítico-reflexivo como resultado de “práticas de leitura”;
VIII. As práticas de escritura e de leitura como a “intervenção e interpretação do lugar/país”, e como “invenção da realidade legível”
XIX. O “espectador” produtor de sentidos
Bibliografia
Bibliografia Básica:
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
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A LEITURA CRÍTICA: MODOS DE VER, MODOS DE LER, MODOS DE ESCREVER | Artes (Doutorado) |