Nome da Atividade
				FILOSOFIA DA ARTE II
				CÓDIGO
				0590089
				Carga Horária
				34 horas
				Tipo de Atividade
				DISCIPLINA
				Periodicidade
				Semestral
				Unidade responsável
				
CRÉDITOS
2
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
			Ementa
Características estéticas e filosóficas do período renascentista até o final do século XVIII.
					Objetivos
Objetivo Geral:
Possibilitar ao aluno investigar e discutir os conceitos básicos em torno da arte e da filosofia da arte ocidental, do século XV ao XVIII.Promover o debate em torno das principais teorias estéticas das artes plásticas formuladas nesse período.
Conteúdo Programático
1: A estética de Alberti: classicismo e modernidade. Leonardo da Vinci e O Tratado da Pintura. A beleza supra-sensível.
2: O Belo entre o sagrado e o profano. Da graça à inquietude. Drama, complexidade e moralidade.
3: Razão e Beleza. Classicismo e Racionalismo estético. Academia X Originalidade. O juízo do gosto e a teoria do sublime em Kant.
4. Dialética da Beleza: o útil e o ideal, o luminoso e o obscuro, o rigor e a liberação.
5. O Belo e o Sublime
6. Teorias das Artes: Teoria Social, Teoria Técnica, Imaginação e gosto. A teoria do Gênio e das Belas Artes.
					2: O Belo entre o sagrado e o profano. Da graça à inquietude. Drama, complexidade e moralidade.
3: Razão e Beleza. Classicismo e Racionalismo estético. Academia X Originalidade. O juízo do gosto e a teoria do sublime em Kant.
4. Dialética da Beleza: o útil e o ideal, o luminoso e o obscuro, o rigor e a liberação.
5. O Belo e o Sublime
6. Teorias das Artes: Teoria Social, Teoria Técnica, Imaginação e gosto. A teoria do Gênio e das Belas Artes.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ARGAN, G.C. Arte e crítica de arte. Lisboa: Estampa, 1988.
 - BAYER, Raymond. História da estética. Lisboa: Estampa, 1978.
 - ECO, U. História da Beleza. Rio de Janeiro: Record, 2004.
 - OSBORNE, Harold. Estética e teoria da arte. São Paulo: Cultrix, 1978.
 - WELLEK, H. História da crítica moderna. São Paulo: Herder,
 
Bibliografia Complementar:
- BAZIN, Germain. História da história da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1989
 - BERENSON, Bernard. Estética e história. São Paulo: Perspectiva, 1972.
 - HAUSER, A. História social da literatura e da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2000.