Nome da Atividade
SOCIOLOGIA
CÓDIGO
06560133
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

O aparecimento da sociologia e a sua especificidade enquanto ciência; Os clássicos da sociologia; Tradição, modernidade e relações de poder; Desenvolvimento e Sociedade.

Objectives

Objetivo Geral:

A disciplina visa discutir o papel que a sociologia desempenha na compreensão das sociedades modernas. Para tal serão abordados os seguintes pontos: o contexto histórico do aparecimento da sociologia; o positivismo de Augusto Comte; a sociologia enquanto ciência; os clássicos da sociologia; tradição, modernidade e pós-modernidade; poder e dominação nas sociedades modernas; o social e o político na época atual; teorias do desenvolvimento clássica e desigual, teoria da dependência e desenvolvimento na contemporaneidade.

Conteúdo Programático

Unidade I – O aparecimento da sociologia e a sua especificidade enquanto ciência
1. Antecedentes intelectuais
2. Revolução industrial e nova ordem social
3. O positivismo de Augusto Comte
4. A sociologia e o problema da subjetividade
Unidade II – Os clássicos da sociologia
5. Karl Marx: sociologia, modernidade e política
6. Émile Durkheim: sociologia, modernidade e política
7. Max Weber: sociologia modernidade e política
UNIDADE III – Tradição, modernidade e relações de poder
8. Tradição, modernidade e pós-modernidade
9. Poder e dominação nas sociedades modernas
10. O social e o político na época atual
UNIDADE IV – Desenvolvimento e Sociedade
11. As teorias clássicas do desenvolvimento e seus indicadores
12. As teorias do desenvolvimento desigual: dependência e sistemas-mundo
13. Desenvolvimento e sociedade na contemporaneidade

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CASTRO & DIAS. Introdução ao pensamento sociológico. São Paulo: Moraes, 1992. BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998. FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. São Paulo: Graal, 2013. GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. São Paulo: UNESP. 1991. SELL, Carlos Eduardo. 5. ed. Sociologia clássica: Marx, Durkheim e Weber. Rio de Janeiro: Vozes, 2013. SOUZA, Nali de Jesus de. Desenvolvimento econômico. 6. ed. rev. São Paulo: Atlas, 2012. CARDOSO, Fernando Henrique; FALETTO, Enzo. Dependência e desenvolvimento na América Latina: ensaio de interpretação sociológica. 7. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1984.

Bibliografia Complementar:

  • BOURDIEU, Pierre. Contrafogos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1998. BOURDIEU, Pierre. Espaço social e poder simbólico in Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 2004. FOUCAULT, Michel. Aula de 17 de março de 1976 in Em Defesa da sociedade. São Paulo: Martins fontes, 2005. QUINTEIRO, Tânia, BARBOSA, Maria Lígia de Oliveira, OLIVEIRA, Márcia Gardênia Monteiro de. Um toque de clássicos. Belo Horizonte: UFMG, 2009. SANTOS, Boaventura de Souza. A construção multicultural da igualdade e da diferença. Palestra proferida no VII Congresso Brasileiro de Sociologia, realizado no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, de 4 a 6 de setembro de 1995. FERNANDES, Florestan. Capitalismo dependente e classes sociais na América Latina. 3. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1981. FRANK, Andre Gunder. Acumulação dependente e subdesenvolvimento: repensando a teoria da dependência. São Paulo: Brasiliense, 1980. VIEIRA, Pedro Antonio; VIEIRA, Rosângela de Lima; FILOMENO, Felipe Amin (Org.). O Brasil e o capitalismo histórico: passado e presente na análise dos sistemas-mundo. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. GONZALEZ, Horacio. O que e sub-desenvolvimento. São Paulo: Abril Cultural ; Brasiliense, 1985. 122 p.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
EPISTEMOLOGIA E MET DAS CIÊNCIAS SOCIAIS Relações Internacionais (Bacharelado - Noturno)

Page generated on 2025-01-22 11:50:04 (query took 0.139814s)