Nome da Atividade
ESTÁGIO DE DOCÊNCIA ORIENTADA
CÓDIGO
06730308
Carga Horária
51 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
03
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
03
CRÉDITOS
3
Satisfatório,Não
satisfatório

Ementa

O Estágio de Docência Orientada (EDO) objetiva a preparação de pós-graduandos para a
docência em nível superior e a qualificação do ensino de graduação segundo regras do
Regimento Geral do PPGFilosofia e normas dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de
Graduação em Filosofia da Ufpel.

Objectives

Objetivo Geral:

As atividades consistem em ministrar aulas, aplicar provas, corrigir provas, preparar
material didático do conteúdo referente a matéria ministrada, distribuir material didático
aos alunos, esclarecer dúvidas dos alunos, além das atividades sugeridas pelo orientador.
O conteúdo específico de cada discplina será definido pelo respectivo docente
responsável e ministrado pelo estágiário-orientando.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • GALLO, Silvio. A Filosofia e seu ensino: conceito e transversalidade. In: SILVEIRA, R. J. T; GOTO, R. Filosofia no Ensino Médio: Temas, problemas e propostas. São Paulo: Loyola, 2007. [ Links ] GHEDIN, Evandro. Ensino de Filosofia no Ensino Médio. São Paulo: Cortez, 2009. [ Links ] KANT, Immanuel. Crítica da Razão Pura. 2. ed. - São Paulo: Abril Cultural, 1983. Col. Os Pensadores. [ Links ] LIMA, Maria S. L. Estágio e Aprendizagem da profissão docente. Brasília: Liber Livro, 2012. [ Links ] LIMA, Maria S. L. A Hora da Prática: reflexões sobre o Estágio Supervisionado e ação docente. 4. ed. - Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2004. [ Links ] LIPMAN, Matthew. O pensar na educação. Petrópolis: Vozes, 1995. [ Links ] MARX, Karl. O capital: Crítica da economia política. São Paulo: Abril Cultural, 1985. Col. Os Pensadores. [ Links ] PIMENTA, Selma Garrido. Estágio na Formação de Professores: Unidade Teoria e Prática?. 7. ed. - São Paulo: Cortez, 2006. [ Links ] PIMENTA, Selma Garrido; GHEDIN, Evandro. Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. Cortez Editora 2006 [ Links ] PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004. [ Links ] PINTO, Álvaro Vieira. Ciência e existência: problemas filosóficos da pesquisa científica. 2. ed. - Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. [ Links ] RIOS, Terezinha A. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2006. [ Links ] SEVERINO, Antônio Joaquim. Filosofia da Educação: Construindo a cidadania. São Paulo: FTD, 1994. [ Links ] TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2007.

Page generated on 2024-03-28 19:00:26 (query took 0.050674s)