Nome da Atividade
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I
CÓDIGO
0690004
Carga Horária
102 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
6
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
6
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
6
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Reconhecimento do espaço escolar. Projeto Político e Regimento Escolar. Aspectos didático-administrativos da escola. Papel do professor no ensino de Química na educação escolar. Laboratório de Ciências/Química na escola.
Objectives
Objetivo Geral:
a) Realizar estágio supervisionado em escola de Ensino Médio;b) Coletar dados sobre os diversos aspectos da vida escolar, principalmente no que se relaciona com questões administrativas e pedagógicas.
c) Refletir criticamente sobre a realidade escolar vivenciada, relacionando-a com referenciais teóricos.
d) Observar, analisar e refletir sobre o desenvolvimento de aulas de Química em turmas de alunos de Ensino Médio.
e). Acompanhar as atividades didático-pedagógicas de um professor de Química do Ensino Médio.
f) Elaborar um documento final sobre o resultado das observações na escola e das reflexões feitas a partir delas.
Conteúdo Programático
1. Conhecimento da Realidade Escolar
2. Conhecimento da Legislação Escolar Específica
3. Conhecimento do Meio Profissional
4. Conhecimento da Administração Pedagógica de uma Escola
5. Recursos didático-metodológicos da Escola
6. Ensino de Química: a realidade de uma sala de aula de Ensino Médio
7. Planejamento e execução de atividades para o ensino de Química
8. Planejamento e execução de atividades no laboratório escolar de Química
2. Conhecimento da Legislação Escolar Específica
3. Conhecimento do Meio Profissional
4. Conhecimento da Administração Pedagógica de uma Escola
5. Recursos didático-metodológicos da Escola
6. Ensino de Química: a realidade de uma sala de aula de Ensino Médio
7. Planejamento e execução de atividades para o ensino de Química
8. Planejamento e execução de atividades no laboratório escolar de Química
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- VEIGA, Ilma Alencastro (org). Projeto Político-Pedagógico da Escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 2004.
- SANTOS, Wildson L.; MALDANER, Otavio A. (Orgs.) Ensino de Química em Foco. Ijuí: Unijuí, 2010.
- PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática. 11ª ed. São Paulo: Cortez, 2012.
- TARDIF, Maurice. Saberes docentes & formação profissional. 8. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2007.
Bibliografia Complementar:
- BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação – lei nº 9394, de 20/12/1996. Brasília: MEC, 1996.
- BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – Resolução CNE nº 2, de 30/01/2012. Brasília: Câmara de Educação Básica/MEC, 2012.
- DELIZOICOV, Demétrio; ANGOTTI, José André; PERNAMBUCO, Marta Maria. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 3ª Ed. São Paulo: Cortez, 2009.
- SACRISTÁN, J Gimeno; GÓMES, A. I. Pérez. Compreender e transformar o ensino. 4 ed., Porto Alegre: Artmed, 1998. P. 120-148.