Nome da Atividade
METODOLOGIA DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO QUÍMICA
CÓDIGO
0690006
Carga Horária
51 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
3
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

A importância da pesquisa educacional no ensino e na formação docente. A pesquisa qualitativa em educação. Introdução a metodologias de pesquisa e instrumentos de coleta e análise de dados. Construção e desenvolvimento de um projeto de pesquisa. Elaboração de texto e socialização da pesquisa.

Objectives

Objetivo Geral:

- Conhecer algumas características da pesquisa qualitativa em educação.
- Conhecer alguns campos de pesquisa em Educação Química da contemporaneidade.
- Relacionar as pesquisas em Educação Química com aspectos históricos que envolvem, por exemplo, a formação docente e os processos de ensino e de aprendizagem em Ciências/Química.
- Construir um projeto de investigação na área de Educação Química.
- Executar etapas de iniciação a pesquisa educacional em Química: definição do problema; objetivos; fundamentação teórica; instrumentos de coleta e análise de dados; organização e redação de resultados; e comunicação e exposição à crítica construtiva.

Conteúdo Programático

1. Contribuições da pesquisa nas áreas da Educação, Ensino de Ciências e na Química. Linhas de pesquisa em Educação Química. Relação entre pesquisa e mudanças nas concepções pedagógicas e epistemológicas no ensino de Ciências/Química.
2. Investigação qualitativa em Educação. Investigação-ação em sala de aula. Instrumentos de coleta de material empírico. Metodologias para organização e análise de material empírico. Algumas características da estrutura de um artigo de pesquisa em Educação Química.
3. Estrutura de um projeto de pesquisa em Educação Química. Elaboração de uma proposta de pesquisa. Execução das etapas de pesquisa. Elaboração do artigo/relatório final e comunicação dos resultados.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • BOGDAN, Robert e BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora, 1994.
  • MORAES, Roque; LIMA, Valderez. (Orgs.) Pesquisa em Sala de Aula. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.
  • ANDRÉ, Marli (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 4ª. ed. Campinas: Papirus, 2001, p. 107-143.
  • SANTOS, Flávia M. T.; GRECA, Ileana, M (Orgs.). A pesquisa em ensino de Ciências no Brasil e suas metodologias. Ijuí: Unijuí, 2007.

Bibliografia Complementar:

  • GRILLO, Marlene e MEDEIROS, Marilú (org) A Construção do Conhecimento e sua Mediação Metodológica. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1998.
  • LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
  • MALDANER, Otavio A. A Formação Inicial e Continuada de Professores de Química: Professores/Pesquisadores. 2.ed, Ijuí: Unijuí, 2003.
  • NARDI, Roberto. A pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil: alguns recortes. São Paulo: Escrituras Editora, 2007.
  • WENZEL, J. S. A prática do ensinar e do aprender a fazer pesquisa em componentes curriculares de um curso de licenciatura em química. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências). Unijuí: Ijuí, 2007.

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