Nome da Atividade
ESTÁGIO DOCÊNCIA I
CÓDIGO
0740095
Carga Horária
17 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
0
CARGA HORÁRIA EXERCÍCIOS
0
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
1
CARGA HORÁRIA EAD
0
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CRÉDITOS
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

Estágio e docência no Ensino Superior: saberes e práticas. Formação de professor e identidade docente. Didática no Ensino Superior e processo de ensino: abordagens, fundamentos e componentes operacionais. A Relação professor-aluno-conhecimento no Ensino Superior. Planejamento de ensino e avaliação da aprendizagem. A sala de aula e a organização do trabalho pedagógico: Tecnologias da informação e comunicação, sequência didática, portfólio e mapas conceituais.











Objectives

Objetivo Geral:

Estágio e docência no Ensino Superior: saberes e práticas. Formação de professor e identidade docente. Didática no Ensino Superior e processo de ensino: abordagens, fundamentos e componentes operacionais. A Relação professor-aluno-conhecimento no Ensino Superior. Planejamento de ensino e avaliação da aprendizagem. A sala de aula e a organização do trabalho pedagógico: Tecnologias da informação e comunicação, sequência didática, portfólio e mapas conceituais.

Conteúdo Programático

1. ESTÁGIO, DIDÁTICA E IDENTIDADE DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR
1.1. O Papel da Didática na Formação do Professor: abordagens e fundamentos teóricos
1.2. A Didática e a Construção da Identidade Docente no Ensino Superior
1.3. A Relação Dialética entre Teoria e Prática Docente
2. ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E AVALIAÇÃO FORMATIVA NO ENSINO SUPERIOR
2.1. A Sala de Aula: espaço de mediação, produção e apropriação do conhecimento
2.2. Planejamento e Avaliação no Ensino Superior
2.3. O Papel dos Métodos e Técnicas no Processo Ensino-Aprendizagem
2.4. Concepções e Práticas de Avaliação da Aprendizagem
3. DOCÊNCIA E AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICs) NO ENSINO SUPERIOR
3.1. A Docência no Ensino Superior e as Tecnologias da Informação e Comunicação
3.2. A Didática e as Tecnologias no Contexto da Sala de Aula: desafios e contribuições
4. DIDÁTICA E PEDAGOGIA APLICADOS AO ENSINO DA ODONTOLOGIA

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Estrela C. Metodologia Científica - ensino e pesquisa em odontologia. Artes Médicas, 2002. CUNHA, M. I. da. Diferentes olhares sobre as práticas pedagógicas no ensino superior: a docência e sua formação. Educação, v.54, n.3, p.525-36, 2004. CUNHA, M. I. da. Diferentes olhares sobre as práticas pedagógicas no ensino superior: a docência e sua formação. Educação, v.54, n.3, p.525-36, 2004. Consolaro A. O "Ser" professor. Arte e ciência no ensinar e aprender. 4ª ed. Maringá: Dental Press International; 2005. Piconez SCB. A prática de ensino e o estágio supervisionado. 24ª ed. Campinas: Papirus; 2013. Pimenta SG. O estágio na formação de professores: unidade, teoria e prática? 11ª ed. São Paulo: Cortez; 2012. Pimenta SG, Socorro L. Estágio e docência. 7ª ed. São Paulo: Cortez; 2012. Buriola MAF. Estágio supervisionado. 7ª ed. São Paulo: Cortez; 2011. HADDAD AE et al. Contribuição das avaliações do MEC na identificação da coerência dos projetos pedagógicos do curso de graduação em odontologia às diretrizes curriculares nacionais. Brasília: INEP/MEC; 2006. P 119-52. Garbin CAS, Saliba NA, Moiamaz SAS, Santos KTS. O papel das universidades na formação de profissionais na área de saúde. Revista da ABENO 2006;6(1):6-10. Finkler M, Caetano JC, Ramos FRS. A dimensão ética da formação profissional em saúde: estudo de caso com cursos de graduação em odontologia. Ciênc. saúde coletiva, 2011; 16(11): 4481-92. Garbin CAS, Saliba NA, Moiamaz SAS, Santos KTS. O papel das universidades na formação de profissionais na área de saúde. Revista da ABENO 2006;6(1):6-10. Pizzato E, Garbin CAS, Garbin AJI, Saliba NA. O papel do professor no ensino odontológico. Rev Saúde em Debate 2004;28(66):52-7.

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