Nome da Atividade
ESTÁGIO DOCÊNCIA III
CÓDIGO
0740117
Carga Horária
17 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
0
CARGA HORÁRIA EXERCÍCIOS
0
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
1
CARGA HORÁRIA EAD
0
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CRÉDITOS
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%

Ementa

A presente disciplina busca oferecer estímulos pedagógicos adequados através do estudo da prática e dos métodos pedagógicos aplicados à Odontologia bem como da vivência e participação supervisionada dos alunos de pós-graduação nas diversas disciplinas laboratoriais e clínicas do Curso de Graduação em Odontologia, abrangendo o preparo do plano de ensino, planejamento das aulas, preparo do material didático, orientação clínica/laboratorial e processos de avaliação.











Objectives

Objetivo Geral:

A presente disciplina busca oferecer estímulos pedagógicos adequados através do estudo da prática e dos métodos pedagógicos aplicados à Odontologia bem como da vivência e participação supervisionada dos alunos de pós-graduação nas diversas disciplinas laboratoriais e clínicas do Curso de Graduação em Odontologia, abrangendo o preparo do plano de ensino, planejamento das aulas, preparo do material didático, orientação clínica/laboratorial e processos de avaliação.











Conteúdo Programático

Atividades pedagógicas, organizacionais e clínicas voltado para o ensino da especialidade em nível de graduação

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Estrela C. Metodologia Científica - ensino e pesquisa em odontologia. Artes Médicas, 2002. Buriola MAF. Estágio supervisionado. 7ª ed. São Paulo: Cortez; 2011. Consolaro A. O "Ser" professor. Arte e ciência no ensinar e aprender. 4ª ed. Maringá: Dental Press International; 2005. Piconez SCB. A prática de ensino e o estágio supervisionado. 24ª ed. Campinas: Papirus; 2013. Pimenta SG, Socorro L. Estágio e docência. 7ª ed. São Paulo: Cortez; 2012. Almeida M. Diretrizes curriculares nacionais para os cursos universitários da área da saúde. 2 ed. Londrina: Rede Unida, 2005. Burns A, Wolstencroft S. The internet: education, social media and dental practice. J Ir Dent Assoc 2011 Oct-Nov;57(5):268-71. Câmara AMCS, Melo VLC, Gomes MGP, Pena BC, Silva AP, Oliveira KM, Moraes APS, Coelho GR, Victorino LR. Percepção do processo saúde-doença: significados e valores da educação em saúde. Rev. bras. educ. méd 2012; 36(1,supl.1): 40-50. Demathé A, Silva ARS, De Carli JP, Goiato MC, Miyahara GI. Odontologia baseada em evidências: otimizando a prática e a pesquisa. RFO UPF 2012; 17(1): 96-100. Finkler M, Caetano JC, Ramos FRS. A dimensão ética da formação profissional em saúde: estudo de caso com cursos de graduação em odontologia. Ciênc. saúde coletiva, 2011; 16(11): 4481-92.

Page generated on 2024-11-23 00:56:08 (query took 0.069378s)