Nome da Atividade
MULTIMORBIDADE E PACIENTES COM NECESSIDADES COMPLEXAS DE CUIDADO E A SUPERAÇÃO DE DESAFIOS
CÓDIGO
07450030
Carga Horária
90 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
18
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
54
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
90
CARGA HORÁRIA EXERCÍCIOS
18

Ementa

Nesta disciplina serão trabalhados conhecimentos fundamentais sobre Multimorbidade, pacientes com necessidades complexas de cuidado, comunicação clínica e gestão da consulta, bem como serão desenvolvidas as habilidades necessárias para a gestão de casos envolvendo múltiplas morbidades e múltiplos tratamentos. Suas atividades formativas com o intuito ampliar o conhecimento dos estudantes sobre o tema Multimorbidade e Pacientes com necessidades complexas de cuidado, expandir o olhar do profissional médico para o cuidado longitudinal e integral dos pacientes para além de questões meramente biomédicas, capacitá-los para o cuidado destes pacientes. As atividades formativas têm o intuito de ampliar o conhecimento dos profissionais estudantes sobre trabalho colaborativo, comunicação, expandir o olhar do profissional médico para o cuidado longitudinal e integral dos pacientes para além de questões meramente biomédicas, capacitá-los para o cuidado destes pacientes.

As atividades serão realizadas no ambiente virtual de aprendizagem por meio de atividades assíncronas e deencontros virtuais síncronos semanais, com duas horas de duração cada, em grupos de 12 profissionais estudantese sempre contando com a operacionalização de um facilitador online e sob a orientação da coordenação pedagógicada Instituição ofertante. Para cada módulo, cada profissional estudante poderá ter no máximo 25% de absenteísmo, respeitando as excepcionalidades previstas em lei e nos regimentos internos das IEs ofertantes, podendo haver recuperações previstas nos planos de retenção de alunos.

Objetivos

Objetivo Geral:

Conteúdo Programático

UNIDADE 1 - Introdução do módulo 03 horas aula
1.1 Introdução do módulo
1.2. Autorizações e registros
1.3. Funcionamento e utilização das ferramentas de comunicação dos módulos síncronos
1.4. Acordo sobre escala de apresentações de consultas gravadas e de registros de prontuário.
1.5. Alinhamento e orientações sobre avaliação da aprendizagem nos módulos síncronos.

UNIDADE 2 - Como participar das atividades formativas 03 horas aula
2.1. Objetivos e dinâmica de funcionamento nas atividades de Discussão de consulta vídeo-gravada
2.2. Objetivos e dinâmica de funcionamento nas atividades de Discussão de registro de prontuário de paciente
2.3. Objetivos e dinâmica de funcionamento nas atividades de participação em webinários e web aulas

UNIDADE 3 – Multimorbidade 1 - definição de multimorbidade 03 horas aula
3.1. Multimorbidade e paciente com necessidades complexas de cuidado 1
3.2. Definição de multimorbidade.
3.3. Perfil epidemiológico e transição epidemiológica.
3.4. Histórico da transição epidemiológica no Brasil e no mundo.
3.5. De mortes por doenças infecto-parasitárias e mortes violentas para mortes por uma doença crônica, para o acúmulo de doenças crônicas em um mesmo indivíduo.
3.6. “Por que temos tantos pacientes com doenças crônicas?”, e o que isso impacta no trabalho em equipe? Por que isto é importante para a formação dos médicos de família?
3.7. Conceito saúde, doença, morbidade, comorbidade, multimorbidade, carga de morbidade, pacientes com necessidades complexas de cuidado e pacientes com necessidades complexas de cuidado.
3.8. Conhecer as definições e a importância de cada uma delas.

UNIDADE 4 - Multimorbidade 2 - Definição de capacidade funcional e fragilidade 03 horas aula
4.1. Definições de capacidade funcional, discapacidade e
4.2. Fragilidade e conceito de síndrome da fragilidade.

UNIDADE 5. Multimorbidade 3 - Multimorbidade para além daquilo que é estritamente biomédico. Pacientes complexos e pacientes com necessidades complexas de cuidado 03 horas aula
5.1. Essa definição de Multimorbidade parece uma definição de epidemiologista!
5.1.1. Para que me serve este conceito no meu consultório?
5.1.2. Em que isso me ajuda a cuidar melhor dos meus pacientes?
5.2. Como construir uma lista de problemas para além de uma lista de CIDs e como fazer com que esta lista de problemas me ajude a cuidar dos pacientes?
5.3. Identificando aspectos não biomédicos que interferem sobre a saúde do paciente, como pobreza, solidão, analfabetismo, violência, autocuidado. vulnerabilidade, suporte social, suporte familiar, letramento (literacia).

UNIDADE 6. Multimorbidade 4 - Avaliação funcional do paciente frágil 03 horas aula
6.1. Avaliação funcional do paciente frágil,
6.2. Como realizá-la dentro do consultório

UNIDADE 7. Multimorbidade 5 - Tipos de famílias 03 horas aula
7.1. Tipos de famílias
7.2. Estrutura familiar
7.3. Ciclos vitais
7.4. Genograma

UNIDADE 8. Multimorbidade 6 – Genograma 03 horas aula
8.1. Tipos de famílias,
8.2. Estrutura familiar,
8.3. Ciclos vitais e genograma.
8.4. Criando o genograma da sua própria família

UNIDADE 9 - Polifarmácia 03 horas aula
9.1. Polifarmácia, distintas definições e suas consequências.
9.2. Como devo agir frente a um caso de polifarmácia?
9.3. Como debater e decidir conjuntamente as condutas terapêuticas em um caso de polifarmácia?
9.4. E se todos os medicamentos forem indispensáveis?
9.5. E se eu retirar um medicamento e meu paciente ficar mal?
9.6. Instrumentos que auxiliar o MFC na gestão de casos de polifarmácia.

UNIDADE 10 – Multimorbidade 8 – Promoção da saúde, prevenção primária, secundária e terciária 03 horas aula
10.1. Promoção da saúde e Prevenção primária, secundária e terciária.
10.2. Prevenção Quaternária.
10.3. Primum non nocere.
10.4. O que é e para que serve.
10.5. Excessos terapêuticos e suas consequências para a saúde das pessoas.
10.6. As estratégias preventivas de Geoffrey Rose.
10.7. A estratégia de alto risco (EAR) e a estratégia de amplitude populacional (EAP).
10.8. Integrando medidas de frequência, impacto das medidas terapêuticas e diferentes estratégias.
10.9. O que me compete como MFC?

UNIDADE 11 - Multimorbidade 9 - Prevenção quaternária 03 horas aula
11.1. Como operacionalizar a prevenção quaternária dentro da minha consulta?
11.2. Como saber se a medida (terapêutica ou diagnóstica) que propus para meu paciente é excessiva ou pode colocá-lo em risco?
11.3. Medicina minimamente disruptiva, princípios de Ariadne, Choosing Wisely

UNIDADE 12 – Incluindo comunicação clínica, raciocínio clínico e multimorbidades no Projeto de intervenção 03 horas aula
12.1. Comunicação clínica
12.2. Raciocínio clínico
12.3. Multimorbidades

UNIDADE 13 - TCC1 - O que posso aproveitar dos conceitos e habilidades que aprendi nestes módulos síncronos para enriquecer meu trabalho de conclusão de curso? 03 horas aula

UNIDADE 14- TCC 2 - O que posso aproveitar dos conceitos e habilidades que aprendi nestes módulos síncronos para enriquecer meu trabalho de conclusão de curso? 03 horas aula

UNIDADE 15 - Tutoria e Preceptoria 03 horas aula
15.1. Papel e responsabilidades do tutor e preceptor na formação profissional em saúde
15.2. Métodos de ensino e aprendizagem na tutoria e preceptoria
15.3. Acompanhamento e orientação de estudantes e profissionais em formação
15.4. Desenvolvimento de habilidades de tutoria e preceptoria

UNIDADE 16 - Pesquisa e Inovação em Saúde 03 horas aula
16.1. Processo de pesquisa científica em saúde
16.2. Métodos de coleta e análise de dados em pesquisa
16.3. Inovações tecnológicas e práticas inovadoras na saúde
16.4. Ética e boas práticas em pesquisa e inovação em saúde

UNIDADE 17 - Vigilância em Saúde 03 horas aula
17.1. Conceitos e objetivos da vigilância em saúde
17.2. Métodos e técnicas de vigilância epidemiológica
17.3. Papel da vigilância em saúde na prevenção e controle de doenças

Webnário 18 - Monitoramento e Avaliação em Saúde 03 horas aula
18.1. Fundamentos do monitoramento e avaliação em saúde
18.2. Indicadores de desempenho em saúde
18.3. Métodos e ferramentas de monitoramento e avaliação
18.4. Utilização dos resultados para tomada de decisão e melhoria da qualidade

Atividade de Desafio Prático de Trabalho 18 horas

Fórum do Módulo 12 horas

Prova online e Prova Presencial Dgital 06 horas

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • 1. Muth C, Akker M Van Den, Blom JW, Mallen CD, Rochon J, Schellevis FG, et al. The Ariadne principles: how to handle multimorbidity in primary care consultations. BMC Med. 2014;12(223):1–11.
  • 2. Eve R. PUNs and DENs: Discovering Learning Needs in General Practice. 1st editio. CRC Press; 2001.
  • 3. Belzer EJ. Skills Training in Communication and Related Topics Part 2 - Communicating with patients, colleagues, and communities. second edi. Boca Group; 2016. 359 p.
  • 4. Silverman J, Kurtz S, Draper J. Skills for Communicating with Patients. Third edit. Vol. 85. Boca Raton: CRC Press; Taylor & Francis Group; 2013. 574 p.
  • 5. Moulton L. The Naked Consultation: A Practical Guide to Primary Care Consultation Skills. Second Edi. Boca Raton: CRC Press; Taylor & Francis Group; 2016. 224 p.
  • 6. Neighbour R. The Inner Consultation: How to Develop an Effective and Intuitive Consulting Style. Second edi. Boca Raton: CRC Press; Taylor & Francis Group; 2005. 296 p.
  • 7. Tate P, Frame F. The doctor’s communication handbook. Eighth edi. Vol. 3, Angewandte Chemie International Edition, 6(11), 951–952. Boca Raton: CRC Press; Taylor & Francis Group; 2020. 143 p.
  • 8. Neighbour R. Consulting in a Nutshell: A practical guide to successful general practice consultations before, during and beyond the MRCGP. First edit. Boca Raton: CRC Press; Taylor & Francis Group; 2021. 213 p.
  • 9 Neighbour R. The inner physician: why and how to practise ‘big picture medicine.’ First edit. Boca Raton; 2016. 353 p.
  • 10. Suzanne Kurtz, Jonathan Silverman JD. Teaching and Learning Communication Skills in Medicine. Second edi. Boca Raton: CRC Press; Taylor & Francis Group; 2004. 369 p.

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