Nome da Atividade
SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES
CÓDIGO
08970044
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Unidade responsável
CRÉDITOS
4
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Modernidade e modernização do mundo. Origens e objetivos da sociologia. Principais correntes de pensamento sociológico e sua relação com a ciência da administração. Os clássicos da sociologia e a análise das organizações: categorias sociológicas fundamentais. Autores e perspectivas sociológicas contemporâneas.
Objectives
Objetivo Geral:
Aplicar os conhecimentos sociológicos – conceitos, teorias e princípios – na análise e na compreensão das organizações e das relações que as sustentam.Conteúdo Programático
UNIDADE I
Visão geral da sociologia moderna:
1.1 Modernidade e modernização do mundo
1.2 Origens e objetivos da sociologia
1.3 Correntes Sociológicas fundamentais e seus principais representantes
1.4 Émile Durkheim
1.5 Max Weber
1.6 Karl Marx
UNIDADE II
Sociologia das organizações
2.1 Grupos, organizações e instituições
2.2 As organizações como objeto de análise e loco de atuação da Administração
2.3 Organizações modernas: classificação, objetivos e caracterização
UNIDADE III
Sociologia da empresa: categorias sociológicas
3.1 O que é uma empresa?
3.2 O individualismo e a invenção da realidade econômica
3.3 O mito fundador da escassez
3.4 Racionalismo, Racionalidade e Burocracia
3.5 Propriedade Privada, Apropriação e Exploração
3.6 Inovação, Desenvolvimento e a Ideologia do Progresso
Visão geral da sociologia moderna:
1.1 Modernidade e modernização do mundo
1.2 Origens e objetivos da sociologia
1.3 Correntes Sociológicas fundamentais e seus principais representantes
1.4 Émile Durkheim
1.5 Max Weber
1.6 Karl Marx
UNIDADE II
Sociologia das organizações
2.1 Grupos, organizações e instituições
2.2 As organizações como objeto de análise e loco de atuação da Administração
2.3 Organizações modernas: classificação, objetivos e caracterização
UNIDADE III
Sociologia da empresa: categorias sociológicas
3.1 O que é uma empresa?
3.2 O individualismo e a invenção da realidade econômica
3.3 O mito fundador da escassez
3.4 Racionalismo, Racionalidade e Burocracia
3.5 Propriedade Privada, Apropriação e Exploração
3.6 Inovação, Desenvolvimento e a Ideologia do Progresso
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ARON, R. Etapas do pensamento sociológico. São Paulo: Martins Fontes: 2002.
- MARTINS, Carlos Benedito. O que é Sociologia. Editora Brasiliense,1982.
- MORGAN, G. Imagens da Organização. São Paulo: Atlas, 1996.
Bibliografia Complementar:
- ETZIONI, A. Organizações Modernas. São Paulo: Pioneira, 1967.
- FOUCAULT, Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2008.
- TRAGTENBERG, M. Burocracia e Ideologia. São Paulo: Ática, 1974.