Nome da Atividade
INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA
CÓDIGO
09010029
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
1
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
CARGA HORÁRIA EXTENSÃO
1

Ementa

Possibilitar conhecimentos relativos ao Ensino de Ciências e Biologia por investigação, estabelecendo as relações teórico-práticas com o contexto escolar. As atividades de extensão a serem desenvolvidas estão vinculadas ao programa Biologia em foco registrado sob o n° 111 no cobalto.

Objectives

Objetivo Geral:

Objetivo Geral:
Ensinar Ciências sob três dimensões: ensinar Ciências, fazer Ciências e aprender sobre Ciências.

Objetivos Específicos:
- Ensinar os procedimentos para a aprendizagem de Ciências;
- Compreender a natureza do conhecimento científico;
- Analisar as relações e implicações sociais e políticas da investigação científica na sociedade;
- Aprender sobre as estruturas conceituais e cognitivas utilizadas para raciocinar cientificamente;

Conteúdo Programático

A Ciência como cultura
Alfabetização científica
Ensino por investigação e argumentação como abordagem didática
Educar pela pesquisa
Sequência de Ensino Investigativo (SEI)
Práticas pedagógicas envolvendo a SEI e desenvolvendo a Prática como Componente Curricular.

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • CARVALHO, A. M. P. de. Ensino de ciências por investigação. São Paulo Cengage Learning, 2014.
  • ____________________. Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo Cengage Learning, 2012.
  • DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de ciências: fundamentos e métodos. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.

Bibliografia Complementar:

  • BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução a teoria e aos métodos. Porto: Editora Porto, 1994.
  • CHASSOT, Á. Alfabetização Científica: questões e desafios para a educação. Ijuí: UNIJUÍ, 2000.
  • DEMO, P. Complexidade e aprendizagem: a dinâmica não linear do conhecimento. São Paulo: Atlas, 2002.
  • _______. Educar pela pesquisa. 10 ed. Campinas: Autores Associados, 2015a.
  • _______. Pensando e fazendo educação: inovações e experiências educacionais. 10ª ed. Campinas: Autores Associados, 2015.

Disciplinas Equivalentes

Disciplina Curso
DIDÁTICA DO ENSINO DE BIOLOGIA II Ciências Biológicas (Licenciatura)

Page generated on 2024-12-23 04:36:17 (query took 0.127097s)