Nome da Atividade
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO APLICADAS AO ENSINO
CÓDIGO
09010030
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
1
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Apropriação das novas mídias digitais da sociedade contemporânea e o uso destes recursos no processo de ensino-aprendizagem na educação básica oportunizando a aplicação de TICs no ambiente escolar pelos licenciandos.
Objectives
Objetivo Geral:
Objetivo geralPromover uma reflexão sobre o uso das TICs no âmbito escolar e desenvolver habilidades para criar e utilizar estas tecnologias.
Objetivos específicos
- Conhecer os conceitos básicos das tecnologias mais utilizadas na educação.
- Oferecer subsídios aos professores no que diz respeito a aprendizagem com o uso das novas tecnologias no ambiente escolar.
- Experenciar as fases de elaboração de materiais didáticos em formato digital para auxiliar no ensino-aprendizagem.
- Aplicação das TICs desenvolvidas no ambiente escolar.
Conteúdo Programático
Objetos de aprendizagem (OAs)
História e evolução das TICs
Normas e regulamentações das TICs na educação
A influência das mídias nos processos escolares
Modalidades de TICs
Inclusão social e inclusão digital
Tecnologias assistivas
Tecnologia da Informação Verde e Sustentabilidade
Aplicação de TICs no ambiente escolar (Prática como Componente Curricular)
História e evolução das TICs
Normas e regulamentações das TICs na educação
A influência das mídias nos processos escolares
Modalidades de TICs
Inclusão social e inclusão digital
Tecnologias assistivas
Tecnologia da Informação Verde e Sustentabilidade
Aplicação de TICs no ambiente escolar (Prática como Componente Curricular)
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- FERREIRA, Armindo Ribeiro. Comunicação e aprendizagem: mecanismos, ferramentas e comunidades digitais. São Paulo: Érica, 2014.
- KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2012.
- PALFREY, John. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração de nativos digitais. Porto Alegre: Penso, 2017.
Bibliografia Complementar:
- BEHAR, PatriciaAlejandra (org.). Competências em educação a distância. Porto Alegre: Penso, 2013.
- BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância. 5. ed. Campinas: Autores Associados, 2009.
- KLAMMER, C. Tecnologias da informação e comunicação: o paradigma da complexidade na formação do professor universitário. Curitiba: Appris, 2016.
- MARTINO, Luis Mauro Sá. Teorias das mídias digitais: linguagens, ambientes e redes. Petrópolis: Vozes, 2014.
- VELOSO, Renato. Tecnologia da informação e comunicação. São Paulo: Saraiva, 2008.