Nome da Atividade
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II
CÓDIGO
09010034
Carga Horária
60 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA PRÁTICA
4
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
4
CRÉDITOS
4
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVACAO 7 / Sem
exame
Ementa
Realização de investigação em educação, estabelecendo as reflexões e interfaces com o percurso formativo, os desafios da prática docente e as possibilidades de transformação através da realização de uma monografia no ensino de Ciências e Biologia.
Objectives
Objetivo Geral:
Objetivo Geral: Elaborar um trabalho de conclusão de curso (formato monografia ou artigo), envolvendo pesquisa em educação ou no ensino de Ciências e/ou de Biologia.Objetivos Específicos: Apresentar e defender pesquisa desenvolvida; Experienciar a prática da pesquisa, estudando aspectos teóricos e metodológicos pertinentes à pesquisa científica; Aprimorar conhecimentos estudados durante o curso, realizando relação com a formação profissional.
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- WELLER, W.; PFAFF, N. Metodologias da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. Petrópolis: Vozes, 2011.
- SANTOS, F. M. T.; GRECA, I. M. A pesquisa em ensino de ciências no Brasil e suas metodologias. Ijuí: Unijuí, 2011.
- SANDÍN-ESTEBAN, M. P. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: AMGH, 2010.
- PÁDUA, E. M. M. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. 2ª ed Campinas: Papirus, 1997.
- LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. 2ª ed. São Paulo: EPU, 2017.
- BAUER, M. V.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 10ª ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
Bibliografia Complementar:
- ANDRÉ, M. O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas: Papirus, 2010.
- ALVAREZ-MENDEZ, J. M. Avaliar para conhecer, examinar para excluir. Porto Alegre: ARTMED, 2002.
- BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
- FAZENDA, I. Novos enfoques da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 2010.
- MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C. Análise Textual discursiva. Ijuí:UNIJUÍ 2007. De acordo com o projeto específico de cada TCC e indicações do professor-orientador.
- GIBBS, G. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Artmed, 2011.
- GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: ATLAS, 2008.
- MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 13ª ed. São Paulo: HICUTEC- ABRASCO, 2013.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
P1 | 2024 / 2 | 20 | 9 |
Ciências Biológicas (Licenciatura) Horários
|
RITA DE CASSIA MOREM COSSIO RODRIGUEZ Professor responsável pela turma |