Nome da Atividade
TECNOLOGIA ASSISTIVA E RECURSOS ADAPTADOS (OPTATIVA) EM EAD
CÓDIGO
09010035
Carga Horária
45 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
3
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
3
CRÉDITOS
3
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7

Ementa

Compreensão da diversidade dos sujeitos escolares construindo alternativas pedagógicas, tecnologia assistiva e adaptados que possibilitem a inclusão e a aprendizagem.

Objectives

Objetivo Geral:

OBJETIVO GERAL: Oportunizar a compreensão da diversidade dos sujeitos escolares
construindo alternativas pedagógicas, tecnologia assistiva e recursos adaptados que possibilitem a
inclusão e a aprendizagem.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
. Aprofundar conhecimentos sobre os processos de aprendizagem de Pessoas com Deficiência, Transtornos de Aprendizagem e Transtorno do Espectro Autista
. Compreender conceitos e práticas em tecnologia assistiva
. Analisar os pressupostos do Desenho Universal da Aprendizagem
. Analisar os princípios para o ensino de Ciências e Biologia e as possibilidades de flexibilização curricular
. Compreender, construir e elaborar metodologias, estratégias e recursos adaptados que possibilitem suporte á inclusão e aprendizagem de alunos com Deficiência, Transtornos de Aprendizagem e Transtorno do Espectro Autista
. Estabelecer a interface entre teoria e prática, através da elaboração e aplicação de metodologias, estratégias e recursos adaptados em contexto educacional.

Conteúdo Programático

Bibliografia

Bibliografia Básica:

  • Brasil, Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Comitê de ajudas técnicas. Tecnologia Assistiva. – Brasília: CORDE, 2009.
  • BAPTISTA, C. R.; JESUS, D. M.de (Orgs). Avanços em políticas de inclusão: o contexto da educação especial no Brasil e em outros países. 2ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2011.
  • FUENTES, D. et al. Neuropsicologia: teoria e prática. Porto Alegre: Artmed, 2008.
  • FREITAS, M. T. Cibercultura e formação de professores. São Paulo: Autêntica, 2009.
  • LOPES, M. C.; FABRIS, E. H (Orgs). Aprendizagem & inclusão: implicações curriculares. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2010.
  • PLETSCH, M. D. Repensando a inclusão escolar: diretrizes políticas, práticas curriculares e deficiência intelectual. Rio de Janeiro: EDUR, 2010.
  • ROTTA, N. T. Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar. 2ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2016
  • ____________. Plasticidade Cerebral e Aprendizagem: abordagem multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, 2016.

Bibliografia Complementar:

  • SACRISTAN, J. G. et al. Compreender e Transformar o Ensino. 4ª ed. Porto Alegre: ArtMed, 2011.
  • PACHECO, J. Caminhos para a inclusão. Porto Alegre: Artmed, 2007.
  • CAPELLINI, V. M. F.; RODRIGUES, O. M. P. R. (Orgs). Práticas pedagógicas inclusivas: da criatividade à valorização das diferenças. Bauru: UNESP, 2010.
  • MANUAL de pediatria do desenvolvimento e comportamento. São Paulo Manole, 2015.
  • DRAGO, S. L. V; CHICON, J. F. (Orgs). A educação inclusiva de crianças, adolescentes, jovens e adultos: avanços e desafios. Vitória: EDUFES, 2010.
  • COLL, C. et al. Psicologia da Aprendizagem no Ensino Médio. Porto Alegre: ARTMED, 2003.
  • COLL, C.; MARCHESI, A.; PALACIOS, J. Desenvolvimento psicológico e educação: psicologia da educação. Porto Alegre: Artmed, 1996. v.2.

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