Nome da Atividade
FLEXIBILIZAÇÃO CURRICULAR, ADAPTAÇÕES CURRICULARES, PEI, TERMINALIDADE ESPECÍFICA, AVANÇO SÉRIE\ANO\CONTEÚDOS
CÓDIGO
09010045
Carga Horária
20 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
20
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
20
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Compreender os princípios curriculares para inclusão e educação especializada de alunos com deficiência, TEA, AH\S, analisando os pressupostos da flexibilização curricular, adaptação curricular, plano de ensino individualizado, plano de atendimento educacional especializado, bem como as tramitações para prover terminalidade específica para alunos com deficiência e avanços para alunos com AH\S.
Objectives
Objetivo Geral:
Compreender os princípios curriculares para inclusão e educação especializada de alunos com deficiência, TEA, AH\S, analisando os pressupostos da flexibilização curricular, adaptação curricular, plano de ensino individualizado, plano de atendimento educacional especializado, bem como as tramitações para prover terminalidade específica para alunos com deficiência e avanços para alunos com AH\S.Conteúdo Programático
. Educação Inclusiva e flexibilização curricular
. Adaptações curriculares: é preciso? quando?
. Princípios do Plano de Ensino Individualizado e do Plano de Atendimento Educacional Especializado
. Direitos possíveis: terminalidade específica na educação básica para alunos com deficiência e os princípios da inclusão
. Avanços na escolarização para alunos AH\S: direito mas até que ponto e quando realmente é favorável?
. Adaptações curriculares: é preciso? quando?
. Princípios do Plano de Ensino Individualizado e do Plano de Atendimento Educacional Especializado
. Direitos possíveis: terminalidade específica na educação básica para alunos com deficiência e os princípios da inclusão
. Avanços na escolarização para alunos AH\S: direito mas até que ponto e quando realmente é favorável?
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BAPTISTA, C. R. Ação Pedagógica e educação especial\; a sala de recursos como prioridade na oferta de serviços especializados. Rev. Bras. Ed. Esp. vol17, Marília, 2011
- BOOTH, T.; AISCOW, M. Index para inclusão: desenvolvendo a aprendizagem e a participação na escola. RJ: Lapeade, 2012
- CAPELLINI, V. L. M. F. Adaptações curriculares na inclusão escolar. Curitiba: Appris, 2018
- CARNEIRO, M.S. Reflexões sobre a avaliação de aprendizagem de alunos da modalidade da Educação Especial na educação básica. Revista de Educação Especial, v.25, 2012
- CARVALHO, R. E. Escola Inclusiva: a reorganização do trabalho pedagógico. Porto Alegre: Mediação, 2012
- DIAZ-CANEJA; APOCADA, P.R. Adaptações curriculares. Inclusive, Educação e Cidadania, ano 5, 2008
- GOMES, A. A. M. A criança em desenvolvimento: cérebro, cognição e comportamento. Rio de Janeiro: Revinter, 2005
- GONZALES, E. Necessidades Educacionais Específicas. Porto Alegre: Artmed, 2007
- HEREDERO, E.S. A escola inclusiva e as estratégias para fazer frente a ela:as adaptações curriculares. Acta Scientiarum. Education. Maringá, v. 32, 2010
- MARQUEZINE, M. C.; TANAKA, E. D. O.; BUSTO, R. M. (org.) Atendimento Educacional Especializado. Marília: abpee, 2013
- PEREZ, S. G. P. B; FREITAS, S. N. Avaliação dos indicadores de Altas Habilidades\Superdotação: requisito necessário para um atendimento educacional de qualidade. In: MARQUEZINE, M. C.; TANAKA, E. D. O.; BUSTO, R. M.(org.) Atendimento Educacional Especializado. Marília: abpee, 2013
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
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E9 | 2021 / 1 | 350 | 267 |
Serviço de Atendimento Educacional Especializado (Especialização) Horários
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RITA DE CASSIA MOREM COSSIO RODRIGUEZ Professor responsável pela turma |