Nome da Atividade
SERVIÇO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
CÓDIGO
09010051
Carga Horária
20 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
20
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
20
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Compreender a caracterização das dificuldades, problemas, distúrbios e transtornos de aprendizagem e o trabalho em SAEE;
Objectives
Objetivo Geral:
Compreender a caracterização das dificuldades, problemas, distúrbios e transtornos de aprendizagem e o trabalho em SAEE;Conteúdo Programático
. Desenvolvimento maturativo e biológico e aspectos intervenientes na maturação;
. Estágios de desenvolvimento e aprendizagem;
. Funções cognitivas e aprendizagem;
. Estilos de aprendizagem e ritmo de produção pessoal;
. Caracterização de dificuldades, problemas, distúrbios e transtornos de aprendizagem direcionado ao trabalho SAEE.
. Necessidades especiais e aprendizagem;
. Processos de aprendizagem das pessoas com necessidades especiais;
. Trabalho no SAEE e transtornos de aprendizagem.
. Estágios de desenvolvimento e aprendizagem;
. Funções cognitivas e aprendizagem;
. Estilos de aprendizagem e ritmo de produção pessoal;
. Caracterização de dificuldades, problemas, distúrbios e transtornos de aprendizagem direcionado ao trabalho SAEE.
. Necessidades especiais e aprendizagem;
. Processos de aprendizagem das pessoas com necessidades especiais;
. Trabalho no SAEE e transtornos de aprendizagem.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- ROTTA NT, OHLWEILER L, RIESGO RS. Transtornos da aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisciplinar, 2nd ed. Artmed: Porto Alegre; 2016.
- BASTOS, J. A. Discalculia: transtorno específico da habilidade em matemática. In: ROTTA, N. T.; OHLWEILER, L.; RIESGO, R. S. dos. Transtornos de aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisplinar. Porto Alegre: Artmed, 2006
- PATERLINI LSM, ZUANETTI PA, PONTES-FERNANDES AC, FUKUDA MTH, HAMAD APA. Triagem e diagnóstico de dificuldades/transtornos de aprendizagem – desfecho de avaliações interdisciplinares. Rev. CEFAC. 2019;21(5):e13319.
- CIASCA, S. M. Distúrbios e dificuldades de aprendizagem: questão de nomenclatura. In: ______. Distúrbios de aprendizagem: proposta de avaliação interdisciplinar. São Paulo: Casa do Psicólogo; 2003. p.19- 32.
- CIASCA, S. M.; MOURA-RIBEIRO, M. V. L. de. Avaliação e manejo neuropsicológico da dislexia. In: ROTTA, N. T.; OHLWEILER, L.; RIESGO, R. S. dos. Transtornos de aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisplinar. Porto Alegre: Artmed, 2006, p. 181-193.
- COLL, C.; PALACIOS, J.; MARCHESI, A.(org.). Desenvolvimento psicológico e educação: Transtorno de Desenvolvimento e Necessidades Educativas Especiais (v. 3). Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
- ROTTA, N. T.; OHLWEILER, L.; RIESGO, R. S. dos. Transtornos de aprendizagem: abordagem neurobiológica e multidisplinar. Porto Alegre: Artmed, 2006