Nome da Atividade
LD TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E A PRÁTICA PEDAGÓGICA
CÓDIGO
09010054
Carga Horária
17 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
01
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
01
CRÉDITOS
1
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Ampliar conhecimentos no Transtorno do Espectro Autista, a partir de leituras de obras
consideradas, possibilitando ainda, reflexões sobre a prática pedagógica na educação básica.
consideradas, possibilitando ainda, reflexões sobre a prática pedagógica na educação básica.
Objectives
Objetivo Geral:
Objetivo Geral: Oportunizar estudos e reflexões sobre TEA, estabelecendo as relações com a prática pedagógica na educação básica;Objetivos Específicos:
. Realizar leituras avançadas nas temáticas
. Organizar e debater sobre os temas estudados
. Refletir e analisar aspectos que possam contribuir com as práticas pedagógicas
Conteúdo Programático
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- WHITMANN, Thomas. O desenvolvimento do Autismo. São Paulo: M. books, 2015
- GOMES, Anangélica Moraes Gomes. A criança em desenvolvimento: cérebro, cognição e comportamento.RJ, Revinter, 2015
- RODRIGUEZ, Rita de Cássia M. C. Interculturalidade com o Universo Autista e o estranhamento docente. Tese de doutorado. Porto Alegre: UFRGS, 2006
- ROGERS, Sally et all. Autismo: compreender e agir em família. Lisboa: Lidel, 2012
Bibliografia Complementar:
- SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Mundo singular: entenda o autismo. LeLivos. distribuição gratuita. Fontanar, 2012
- BERGÉS, Jean; BALBO, Gabriel. Jogo de posições da mãe e da criança. ensaios sobre transitivismo. Porto Alegre: CMC Editora, 2002
- ROGERS, SAlly;. DAWSON, Geraldine. Intervenção precoce em crianças com autismo. Lisboa: Lidel, 2010