Nome da Atividade
FUNDAMENTOS SÓCIO-FILOSÓFICOS DAS CIÊNCIAS
CÓDIGO
09030057
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Ciência como produção histórico-social; natureza e método científico; correntes epistemológicas das ciências; filósofos da ciência e a relação com o conhecimento; desafios da ciência contemporânea; ciência, tecnologia, cultura e sociedade; ciência e o ensino de ciências a partir de estratégias de ensino a serem trabalhadas na educação básica; ciência e o “ser professor” de ciências.
Objectives
Objetivo Geral:
Compreender a ciência como produção histórico-social;Conhecer os rumos da história, da natureza e do método científico;
Entender as correntes epistemológicas das ciências;
Estabelecer realçam entre sujeito-objeto nas ciências;
Conhecer os principais filósofos da ciência e sua relação com o conhecimento;
Discutir sobre os principais desafios da ciência nos dias de hoje;
Compreender a relação da ciência e da tecnologia com a cultura, a economia e a sociedade;
Relacionar Ciência e o ensino de ciências em seus mais diversos âmbitos;
Estabelecer as conexões entre Ciência e “ser professor” de ciências na escola.
Conteúdo Programático
A ciência como produção histórico-social;
Ciência: história, natureza e método;
Correntes epistemológicas das ciências;
Relação sujeito-objeto nas ciências;
Filósofos da ciência e a relação com o conhecimento;
Os atuais desafios da ciência contemporânea;
A relação da ciência e da tecnologia com a cultura, a economia e a sociedade;
Ciência e o ensino de ciências;
Ciência e “ser professor” de ciências na escola.
Ciência: história, natureza e método;
Correntes epistemológicas das ciências;
Relação sujeito-objeto nas ciências;
Filósofos da ciência e a relação com o conhecimento;
Os atuais desafios da ciência contemporânea;
A relação da ciência e da tecnologia com a cultura, a economia e a sociedade;
Ciência e o ensino de ciências;
Ciência e “ser professor” de ciências na escola.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CANGUILHEM, G. Estudos de história e de filosofia das ciências: concernentes aos vivos e à vida. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 2012.
- CHALMERS, A. F. O que é ciência afinal? São Paulo: Brasiliense, 2014.
- NARDI, R.; GATTI, S. R. T. A História e A Filosofia da Ciência no Ensino de Ciências: a pesquisa e suas contribuições para a prática pedagógica em sala de aula. São Paulo: Escrituras, 2016.
- SILVA, C. C. (org.). Estudos de História e Filosofia das Ciências: subsídios para aplicação no ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2006.
Bibliografia Complementar:
- BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996. 314 p.
- CHEDIAK, K. Filosofia da biologia. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
- FEYERABEND, P. K. Contra o método. 2. ed. São Paulo: Ed. da UNESP, 2011.
- KUHN, T. S. A estrutura das revoluções científicas. 13. ed. São Paulo: Perspectiva, 2017. 323 p. (Coleção debates ; 115).
- POPPER, K. R. Sir. A lógica da pesquisa científica. 2.ed. São Paulo: Cultrix, 2014. 454 p.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
T1 | 2024 / 2 | 25 | 21 |
Ciências Biológicas (Licenciatura) Horários
|
ROBLEDO LIMA GIL Professor responsável pela turma |
Disciplinas Equivalentes
Disciplina | Curso |
---|---|
FILOSOFIA DA CIÊNCIA | Ciências Biológicas (Licenciatura) |