Nome da Atividade
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
CÓDIGO
09030060
Carga Horária
30 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
PRESENCIAL
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
2
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
2
CRÉDITOS
2
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
NOTA MÉDIA APROVAÇÃO
7
Ementa
Reflexões teórico-práticas sobre a educação e os percursos formativos oportunizados no decorrer do
curso; elaboração de proposta de investigação em educação ou no ensino de Ciências e Biologia;
seminário
curso; elaboração de proposta de investigação em educação ou no ensino de Ciências e Biologia;
seminário
Objectives
Objetivo Geral:
Objetivo Geral: Realizar pesquisa envolvendo o ensino de Ciências e/ou de Biologia queresultará em
trabalho de conclusão de curso.
Objetivos Específicos:
Experienciar a prática da pesquisa, estudando aspectos teóricos e metodológicos pertinentes à
pesquisa
científica; Aprimorar conhecimentos estudados durante o curso, realizando relação com a formação
profissional; Elaborar proposta de investigação em educação ou no ensino de Ciências e/ou de
Biologia.
Conteúdo Programático
reflexões sobre temáticas atuais em educação e no ensino de Ciências e Biologia, estabelecendo as
interfaces com o percurso formativo;
elaboração de proposta de investigação em educação e no ensino de Ciências e Biologia.
seminário de apresentação da proposta elaborada
interfaces com o percurso formativo;
elaboração de proposta de investigação em educação e no ensino de Ciências e Biologia.
seminário de apresentação da proposta elaborada
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BAUER, M. V.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 10a ed. Petrópolis: Vozes, 2012. BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994. DEMO, P. Avaliação Qualitativa. 5a ed. Campinas: Autores Associados, 1995. (Coleção polêmicas do nosso tempo). LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. 2a ed. São Paulo: EPU, 2017. MORAES, R. LIMA, V. (organizadores). Pesquisa em sala de aula: tendências para a educação em novos tempos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.
Bibliografia Complementar:
- ALVAREZ-MENDEZ, J. M. Avaliar para conhecer, examinar para excluir. Porto Alegre: ARTMED, 2002. BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. GIBBS, G. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre: Artmed, 2011. MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 13a ed. São Paulo: HICUTEC- ABRASCO, 2013. MORAES, R.; GALIAZZI, M. do C. Análise Textual discursiva. Ijuí:UNIJUÍ 2007. SANDÍN-ESTEBAN, M. P. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: AMGH, 2010. SANTOS, F. M. T.; GRECA, I. M. A pesquisa em ensino de ciências no Brasil e suas metodologias. Ijuí: Unijuí, 2011. WELLER, W.; PFAFF, N. Metodologias da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. Petrópolis: Vozes, 2011.