Nome da Atividade
DESENHO UNIVERSAL DA APRENDIZAGEM (DUA)
CÓDIGO
09030064
Carga Horária
20 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
20
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
20
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Compreender a história do DUA, os seus conceitos, princípios e a sua importância na prática de sala de aula.
Objectives
Objetivo Geral:
Compreender a história do DUA, os seus conceitos, princípios e a sua importância na prática de sala de aula.Conteúdo Programático
Desenho Universal para Aprendizagem (DUA).
Breve história.
Conceito.
Princípios.
Importância do DUA na prática de sala de aula.
Breve história.
Conceito.
Princípios.
Importância do DUA na prática de sala de aula.
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- CENTER FOR APPLIED SPECIAL TECHNOLOGY - CAST. National Center on Universal Design for Learning., 2011. Acesso em 25 de maio de 2020. Disponível em: http://www.udlcenter.org/aboutudl/udlguidelines/prin ciple3.
- CENTER FOR APPLIED SPECIAL TECHNOLOGY - CAST. About Universal Design for Learning, 2013. Acesso em 25 de maio de 2020. Disponível em: http://www.udlcenter.org/aboutudl/whatisudl.
- COSTA-RENDERS, E. C.; AMARAL, M. S. S. da; OLIVEIRA, F. S. P. de. Desenho universal para aprendizagem: um percurso investigativo sobre a educação inclusiva. Revista Intersaberes, v. 15, n. 34, 2020, p. 1-18.
- JUVÊNCIO, V. L. P.; CARATTI, R. L.; CIASCA, M. I. F. L.; VIANA, T. V. Design universal para a avaliação da aprendizagem. IN: Congresso internacional em avaliação educacional avaliação e seus espaços: Desafios e Reflexões, 7., Fortaleza, 9-11 nov. 2016. Anais... Fortaleza: UFC, 2017. p. 1425-1450.
- PLETSCH, Márcia Denise; SOUZA, Flávia Faissal de; ORLEANS, Luis Fernando. A diferenciação curricular e o desenho universal na aprendizagem como princípios para a inclusão escolar. Revista educação e cultura contemporânea, vol. 14, n. 35, 2017, p. 264- 281.
- SILVA, V.; GOMES, M.; SOUZA, R. Desenho universal para aprendizagem, acessibilidade web, usabilidade no e-learning e usabilidade pedagógica. Revista de estudios e investigación en psicología y educación, 2017, Extr.(13), A p. 13-287.
- MEYER, A., ROSE, D. H.; GORDON, D. Universal design for learning: theory and practice. Wakefield: CAST Professional Publishing, 2014.
- ZERBATO, A. P.; MENDES, E. G. Desenho universal para a aprendizagem como estratégia de inclusão escolar. Educação Unisinos, 22(2), 2018, p. 147-155.