Nome da Atividade
SERVIÇO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
CÓDIGO
09030069
Carga Horária
20 horas
Tipo de Atividade
DISCIPLINA
Periodicidade
Semestral
Modalidade
A DISTÂNCIA
Unidade responsável
CARGA HORÁRIA OBRIGATÓRIA
20
CARGA HORÁRIA TEÓRICA
20
FREQUÊNCIA APROVAÇÃO
75%
Ementa
Compreender a concepção histórico-cultural da presença da pessoa com deficiência intelectual no serviço de atendimento educacional especializado, levando em consideração que aquilo que a caracteriza como ser humano, não é herdado, mas construído socialmente.
Objectives
Objetivo Geral:
Compreender a concepção histórico-cultural da presença da pessoa com deficiência intelectual no serviço de atendimento educacional especializado, levando em consideração que aquilo que a caracteriza como ser humano, não é herdado, mas construído socialmente.Conteúdo Programático
O que é Deficiência Intelectual?
A Deficiência intelectual – o sujeito histórico na história do SAEE
Principais deficiências intelectuais presentes na escola
Escolarização e aprendizagem no SAEE
A escolarização na área da deficiência intelectual
Avaliação escolar e da aprendizagem – o papel do SAEE
Tenho um aluno com Deficiência Intelectual. E agora? Parceria SAEE e professor regular.
Possibilidades de trabalho no SAEE com alunos com Deficiência Intelectual
A Deficiência intelectual – o sujeito histórico na história do SAEE
Principais deficiências intelectuais presentes na escola
Escolarização e aprendizagem no SAEE
A escolarização na área da deficiência intelectual
Avaliação escolar e da aprendizagem – o papel do SAEE
Tenho um aluno com Deficiência Intelectual. E agora? Parceria SAEE e professor regular.
Possibilidades de trabalho no SAEE com alunos com Deficiência Intelectual
Bibliografia
Bibliografia Básica:
- BRASIL. MEC/SECADI. Atendimento Educacional Especializado para o aluno com deficiência intelectual. Brasília: MEC, SEESP, 2010.
- COSTA, Maria da Piedade Resende. Alfabetização para o aluno com Deficiência Intelectual. São Paulo: Edicon, 2011.
- CASTRO, Feranda Santos; BARROCO, Sonia Mari Shima. Psicologia hitórico-cultural: considerações em busca do desenvolvimento humano. In: HIRELLO-PIRES, CARLA Salati Almeida. Síndrome de Down: perspectivas atuais. Vitória da Conquista: Edições UESB, 2016.
- OLIVEIRA, Anna Augusta Sampaio. Conhecimento escolar e Deficiência Intelectual: dados da realidade. Curitiba: CRV, 2018.
Turmas Ofertadas
Turma | Período | Vagas | Matriculados | Curso / Horários | Professores | ||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
S1 | 2021 / 1 | 350 | 267 |
Serviço de Atendimento Educacional Especializado (Especialização) Horários
|
FRANCELE DE ABREU CARLAN Professor responsável pela turma GILSENIRA DE ALCINO RANGEL Professor Regente |